quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Blog / Judô como forma de inclusão social entre crianças

Judô como forma de inclusão social entre crianças

Tendo como princípio básico o respeito mútuo, o judô é conhecido como a modalidade esportiva que atua de maneira positiva no comportamento social das crianças. É necessário que elas compreendam que o concorrente/colega de prática é essencial para o seu aperfeiçoamento por ser um esporte em dupla, sendo assim, o conflito é desnecessário. 

Além de auxiliar no comportamento social da criança, o judô apresenta efeitos benéficos no seu desenvolvimento físico e motor, podendo ajudar a alcançar os padrões sugeridos pela Organização Mundial da Saúde (2017) sobre a atividade física para a saúde. 

A partir disso surge o tema de pesquisa do artigo: “Os benefícios do judô como inclusão social: um estudo com crianças de 4 a 11 anos de idade”, publicado na revista Revista Vita et Sanitas, associada à ABEC Brasil Os pesquisadores Dangelo de Paula, Fernanda Jorge de Souza, Cátia Rodrigues dos Santos e Ivan Silva de Avelar têm como objetivo abordar o judô como uma boa alternativa para melhorar a forma física das crianças.

A pesquisa foi realizada no Centro de Educação e Convivência Juvenil Dona Sinhá (CECONJ), localizado na cidade de Trindade, em Goiás. O público para o estudo foi composto por 30 crianças, com faixa etária de 4 a 11 anos de idade, matriculadas nas aulas judô do CECONJ Dona Sinhá. 

O professor de judô da Convivência Juvenil Dona Sinhá ressaltou que seu trabalho é voltado ao processo de inclusão social. Os alunos gostam de praticar judô por gerarem benefícios como autodisciplina, desenvolvimento físico e social. Com isso, o estudo demonstra que o judô no processo de inclusão social desenvolve um efeito positivo no comportamento das crianças.

Para conferir o artigo completo, acesse http://fug.edu.br/revistas/index.php/VitaetSanitas/article/view/218

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Integridade, diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na editoração científica em debate no ABEC Meeting 2023, em Foz do Iguaçu

Integridade em publicação científica e os Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade) na editoração ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil