quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Semana de Minicursos ProCPC na programação ABEC Meeting Live 2021

Semana de Minicursos ProCPC na programação ABEC Meeting Live 2021

Na última semana foram realizados dois Minicursos do Programa para Capacitação em Publicação Científica – ProCPC da programação do ABEC Meeting Live 2021, em parceria com o Council of Science Editors/USA. Na terça-feira, dia 14, no início da tarde, às 14h, o Professor Sigmar de Mello Rode, presidente da ABEC Brasil, começou o dia falando sobre o tema “Integridade na gestão da ciência aberta”.

Em sua apresentação, Sigmar mostrou uma pesquisa feita pela Pew Reserch Center, que observou que 36% dos entrevistados no Brasil declaram que não confiam nos cientistas e que estes não fazem o que é certo na sociedade. Continuando sua apresentação, Sigmar relatou que a ciência necessita de novos modelos de divulgação que possam expressar a complexidade e a dinâmica da pesquisa.

Durante o minicurso, Sigmar ainda falou sobre os princípios de Hong Kong, fez um alerta ao risco de publicações em revistas predatórias e mostrou todas as maneiras de como pode ser praticada a Ciência Aberta. Caminhando para o fim de sua apresentação, também explicou sobre a abertura de dados, que é uma prática do modus operandi da ciência aberta que objetiva maximizar a reprodutibilidade de métodos e resultados de pesquisa.

Após finalizado, os participantes tiraram suas dúvidas com o Professor Sigmar, e às 16h já começou a segunda parte da apresentação com a Silvia Galleti (Instituto Biológico; ABEC Brasil).

Política Editorial – Nessa segunda parte do dia, Silvia começou falando sobre a Política Editorial, que define a revista e seu modo de agir, que é de total responsabilidade do editor-chefe atualizar a política editorial do periódico, incluindo questões éticas e de integridade.

Silvia também citou que a Ciência Aberta tem um compromisso ético e está associada às boas práticas em pesquisa. Em seu conteúdo do minicurso também abordou a autoria e o atendimento à ciência aberta. Os editores estão na porta de entrada do periódico, são eles que recebem o manuscrito e realizam o Desk Review.

Ética na publicação científica – Na quinta-feira, 16, foram realizadas cinco apresentações, com o tema central: Publication Ethics. A primeira palestra foi com Patty Baskin, (Neurology® Journals), que falou sobre plágio e publicações duplicadas. No fim de sua palestra, ainda fez um exercício com os participantes apresentando alguns desafios para responderem, sobre o material apresentado, o que se tratava de plágio ou não. Logo após, foi a vez de Elizabeth Blalock, (JID Journals), com uma apresentação sobre ética. Elizabeth abriu sua fala explicando o que é a ética na publicação científica. Também falou sobre algumas responsabilidades do autor que esperam que sejam cumpridas e tratou sobre conflito de interesses e a importância de relatar essa situação quando necessário.

A terceira palestra foi de Annette Flanagin, (JAMA) , a qual falou sobre autoria e conflitos de interesse. Começou apresentando definições básicas sobre autoria e apresentou processos que os autores devem seguir, como por exemplo preencher formulários. Ela mencionou que eles podem ser financeiros, profissionais, pessoais, políticos, etc.

Logo em seguida, Eric Pesanelli, (The American Physiological Society) apresentou regras e ferramentas que são aceitáveis para que autores façam suas imagens. Mostrou regras e ferramentas utilizadas para que seja feita e produzida uma boa imagem e falou sobre aplicativos de edição de imagens, entre eles, os mais utilizados por autores científicos.

Christina Bennett, (American Chemical Society), tratou sobre como corrigir a literatura e se comunicar com as instituições. Durante a palestra, explicou os procedimentos necessários para correção de um trabalho e trouxe exemplos para os participantes.

Ao final das explanações, todos os palestrantes ficaram disponíveis aos participantes para tirar as dúvidas que surgiram durante as apresentações. Lembrando que o ABEC Meeting Live 2021 inicia suas apresentações no dia 21 de setembro.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil