sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Presidente da ABEC Brasil participa de Mesa-redonda do ENEDIF 2021

Presidente da ABEC Brasil participa de Mesa-redonda do ENEDIF 2021

O presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil), Sigmar de Mello Rode, participou na manhã desta quinta-feira, 18, da mesa-redonda 2, “Quais as transformações que a pandemia suscitou?”, durante V Encontro Nacional dos Editores da Rede Federal (ENEDIF 2021).

Em sua apresentação, Sigmar começou mostrando uma citação sobre ética. Em seguida, falou sobre a Ciência Aberta e fez o seguinte comentário: “A pesquisa é cada vez mais complexa, mais colaborativa, mais digital e mais baseada nos dados e nas grandes capacidades da computação científica. Mas, continuamos realizando, publicando, financiando e avaliando a pesquisa da mesma forma que fazíamos no século passado”.

Sobre este assunto, Sigmar pontuou: “O mundo mudou, mas ainda temos uma tendência a nos sentirmos confortáveis. Vocês estão preparados para mudar? Porque, principalmente com a pandemia, precisamos mudar”. Sobre a pandemia, o presidente da ABEC Brasil apresentou relatórios para explicar o que aconteceu durante esse período.

“Com a pandemia abriu-se novas perspectivas na ciência. Durante a pandemia, ocorreu uma abertura das publicações sobre o covid-19; houve uma maior incidência na equidade, diversidade e inclusão dos cientistas durante; houve uma coprodução do conhecimento, os cientistas se associaram para tentar chegar a um bom resultado do covid-19; os preprints tiveram papel fundamental durante a pandemia, isso porque antes eram restritos a área da física e de repente toda a sociedade começou a utilizar os preprints; mudou o processo de revisão por pares, já que não se podia esperar mais de um ano para publicar os artigos; houve um grande aporte de financiamento das pesquisas para permitir que se fizesse um conhecimento e uma pesquisa sobre a pandemia, e com isso, se mudou a infraestrutura e passaram a abrir os dados da pesquisa, com maior valorização dos metadados da pesquisa”, disse Sigmar.

Durante a apresentação, Sigmar também falou sobre os Preprints e Revisão por Pares. Sobre a revisão, o Presidente da ABEC Brasil disse que de acordo com COPE Council, a revisão por pares deve ser feita com transparência, o revisor tem que atuar de forma ética e sempre contribuir com o conhecimento.

Assim como começou, Sigmar terminou sua apresentação com outra citação, desta vez sobre “O ponto sem retorno”. “E, com isso, eu encerro minha apresentação, recomendando que estudem e compreendam a ciência aberta, porque vocês não precisam ser os primeiros a aderir, mas com certeza não devem ser os últimos”, finalizou o presidente.

Logo em seguida, Marcelo Luciano Martins, vice-presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), deu início a sua apresentação, também sobre o mesmo tema: “Quais transformações que a pandemia suscitou?”.

Assista a apresentação completa pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=mimM9zsahgw

sigmar - mesa redonda

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil