quinta-feira , 18 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Confira como foi a Cerimônia de Posse da Diretoria e do Conselho Deliberativo da ABEC Brasil

Confira como foi a Cerimônia de Posse da Diretoria e do Conselho Deliberativo da ABEC Brasil

SigmarNa tarde desta quarta-feira, 23, aconteceu, em formato online, a Cerimônia de Posse da Diretoria e do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil). O evento começou com a fala do presidente da ABEC Brasil, professor Sigmar de Mello Rode, agradecendo a presença e o apoio de todos que acreditaram no trabalho da equipe.

Sobre os projetos da ABEC, Sigmar pontuou: “Nós estamos trabalhando muito forte na internacionalização da ABEC. Fundamos em setembro do ano passado a ALAEC (Associação Latino Americana de Editores Científicos), e essa semana terminamos o anteprojeto do estatuto desta associação. Estamos contando cada vez mais com países latino-americanos para participar dessa associação. Temos trabalhado firmes nos nossos cursos EAD e no nosso ABEC EDUCAÇÃO. Muitas universidades, instituições de ensino e pesquisa estão comprando esse curso aos seus participantes. Foi uma iniciativa que deu certo e nós estamos trabalhando muito nessa área, para trazer novas atualizações”, informou.

Após a fala, Sigmar disse que era impossível fazer tudo isso sem uma equipe e passou a fala para o último presidente da ABEC, Rui Seabra. “Os tempos são difíceis, a ABEC está tendo que se reinventar e os dois primeiros anos do Sigmar já mostraram que a ABEC é possível de sobreviver. Eu desejo um ótimo evento para vocês, e Sigmar parabéns pela nova eleição, desejo a maior sorte do mundo para você”, finalizou Rui.

Logo após, foi a vez da vice-presidente da ABEC Brasil, Lia Fialho, trazer suas considerações: “Gostaria de agradecer a todos os associados da ABEC Brasil, toda a confiança depositada em cada um que ajudou na reeleição da chapa. Nesse período foram muitos aprendizados individuais, é gratificante estar aqui, mas também foram muitos os esforços produtivos para que a ABEC crescesse e se fortalecesse”, acrescentou.

Piotr Trzesniak, Secretário Geral, agradeceu por participar da chapa vencedora. “Deixo aqui meu agradecimento por participar dessa chapa maravilhosa e a companhia do conselho, que são, na verdade, as pessoas que permitem a gente ser o que é e fazer o que a gente faz na ABEC Brasil”.

A 1ª secretária, Germana Fernandes Barata, além de deixar seus agradecimentos a todos, também trouxe aos participantes uma novidade da Associação. “Vamos inaugurar, no comecinho de março, uma nova seção no blog da ABEC, chamada Ponto de Vista, onde a gente pretende, por meio de artigos de opinião sobre temas relacionados à editoração científica, trazer debates para os nossos associados. Quero agradecer mais uma vez e que a gente tenha uma melhor e maior gestão à frente”, declarou.

Ilda Fontes, 1ª tesoureira, também deixou seu recado durante a cerimônia: “É um privilégio trabalhar com essa equipe, agradeço muito a todos vocês e um agradecimento especial a todos os associados e comunidade que mais uma vez mostraram sua confiança em nós”.

A 2ª tesoureira, Edna Frasson de Souza Montero, aproveitou o momento para agradecer a confiança de todos. “A Diretoria existe e trabalha porque tem um corpo de associados que tem interesse em uma temática em comum. Nós agora estamos com esse trabalho com o ABEC Educação, tentando buscar essa profissionalização de cada um. Contamos com a participação de todos vocês! Muito obrigada pela oportunidade”, terminou.

Na cerimônia, Sigmar também apresentou aos convidados os dois novos membros do Conselho Deliberativo: Leila Garcia e Ivone Cabral. Leila falou sobre o assunto: “Eu gostaria de expressar minha alegria em fazer parte da família da ABEC e agradecer aos associados pela confiança e também uma grande honra ser eleita junto com a professora Elaine, assim como todos da diretoria da ABEC. Espero realmente poder contribuir com todos”. Ivone também deixou sua manifestação: “Estamos aqui para somar forças e contribuir com o trabalho da ABEC. Muito obrigada pela oportunidade e quero mais uma vez agradecer as pessoas que confiaram a nós essa responsabilidade de representá-los”, terminou.

Ainda sobre o Conselho que preside, Silvia Galletti, acrescentou: “Como conselheira, eu quero primeiramente parabenizar este novo período dessa diretoria, com certeza seguiremos neste trabalho nos próximos 2 anos. Eu tenho certeza que vou aprender muito com a Leila e a Ivone. Estou com uma expectativa muito boa. Nunca tivemos um conselho tão atuante quanto foi nesses dois últimos anos”.

Por fim, foi a vez da Juliana Maria de Sousa Pinto, conselheira fiscal, registrar sua fala: “Nosso trabalho traz muito a clareza do professor Sigmar. Gostaria de parabenizar e dizer que estamos aqui por mais dois anos. Sucesso para todos nós, vamos seguir com o mesmo trabalho”.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil