sábado , 20 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Diálogos ABEC apresentou webinar e minicurso nesta quinta, 07/07

Diálogos ABEC apresentou webinar e minicurso nesta quinta, 07/07

Na última quinta-feira, 07/07, aconteceu mais uma edição do Diálogos ABEC, com a apresentação de um webinar e um minicurso. Edna Montero, 2ª Tesoureira da ABEC Brasil, deu início ao evento realizando a mediação do webinário.Em seguida, passou a sala para Luciano Panepucci, sócio-fundador da Editora Cubo, que apresentou a temática central “As 3 leis da indexação de periódicos científicos: uma revisão da regra dourada e roteiro de trabalho”.

DIALOGOS ABECDurante o webinar, Luciano falou sobre as três leis da gestão de periódicos científicos. Sobre o assunto, Luciano disse: “A primeira lei diz que um periódico não deve, por ação ou inação, incorrer sistematicamente em prática editorial divergente de suas políticas editoriais… A segunda lei fala que um periódico deve obedecer às recomendações de boas práticas, exceto quando elas entram em conflito com a primeira lei… A terceira lei diz que um periódico deve proteger sua própria existência, desde que isso não entre em conflito com a primeira ou segunda leis”.

Ainda durante sua explanação, Luciano falou sobre o roteiro de trabalho: “O roteiro é planejar, estudar, revisar as informações, executar (promover as alterações que precisam ser feitas) e submeter”, finalizou.

Terminando o webinar, os participantes puderam tirar suas dúvidas com o palestrante.

Após o webinar, Viviane Veiga, da Fiocruz, GO FAIR Brasil e GO TRAIN, apresentou o último minicurso da série de três promovidos pela ABEC Brasil e a Go Fair Brasil/Go Train. O tema central foi o “Plano de Gestão de Dados e sua Relação com Autores e Editores de Periódicos Científicos”.

Logo no início, Viviane explicou aos participantes como tudo começou em relação aos Príncipios Fair. Logo após, explanou também sobre os Princípios Fair: Findable, Accessible, Interoperable, Reusable.

DIALOGOS ABEC 2Durante sua apresentação, a palestrante ainda falou sobre o que não é Fair. “Fair são princípios, não são padrões. A partir desse princípio, você escolhe o padrão de metadados.

Não é só RDF que é Fair. Dados Fair não são a mesma coisa que dados abertos. E, o Fair é pra ser reusável em vários contextos”.

Viviane também falou sobre a importância do plano de gestão de dados para os autores e editores. “Existem uma série de ações que o pesquisador precisa fazer para garantir que seus dados sejam Fair. O plano de gestão de dados vai ser o guia para que esses dados estejam alinhados ao fair. O plano de gestão de dados apoia muito o avaliador do periódico na compreensão dos dados”, acrescentou.

Durante o minicurso, a palestrante ainda falou sobre temas como: PGD Fair; como os dados serão armazenados e copiados durante a pesquisa; se existe a necessidade de alguma restrição ao compartilhamento de dados; e quem será o responsável pela gestão dos dados.

Ao fim, os participantes também puderam tirar suas dúvidas sobre o minicurso.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil