quinta-feira , 18 de abril de 2024
Home / Sem categoria / ABEC Educação – Curso Indexadores para Periódicos Científicos

ABEC Educação – Curso Indexadores para Periódicos Científicos

Indexadores para periódicos Científicos

A indexação de periódicos científicos é um conhecimento fundamental na formação de editores, porque abre portas para a visibilidade dos periódicos.

O curso INDEXADORES PARA PERIÓDICOS CIENTÍFICOS, visa formar editores e suas equipes para identificar, planejar e submeter periódicos científicos aos indexadores, conforme a política editorial do periódico. Ofertado na modalidade de Ensino a Distância (EaD), o curso possui carga horária de 40 horas, com informações para subsidiar as equipes editoriais na escolha das melhores opções de indexação, bem como para compreender os critérios para obtenção da indexação almejada.

Escopo do curso Indexadores para Periódicos Científicos
Carga horária:
40 horas
Modalidade: a distância
Plataforma: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle
Local: moodle.abecbrasil.org.br
Formato: curso na modalidade de Educação a Distância (EaD), não tutorado, com Laboratório de Indexação como atividade de conclusão.
Público: A Certificação ABEC Brasil de Editor Científico foi criada visando especialmente a qualificação dos editores de periódicos científicos. Como os cursos são independentes e tratam de conteúdos que envolvem toda a editoria científica, a certificação é voltada também para avaliadores e membros de equipes editoriais de periódicos científicos, bibliotecários, professores, estudantes de pós-graduação, dentre outros interessados em qualificação nesse campo temático.

 Características e diferenciais:
– Curso elaborado por Luisa Veras de Sandes Guimarães e Gildenir Carolino Santos, especialistas com reconhecido conhecimento, titulação e larga experiência nos processos de indexação de periódicos científicos.
– Revisado e aprovado pelo Comitê ABEC Educação.
– Composto por cinco disciplinas.
– Laboratório de Indexação como atividade avaliativa de conclusão de curso.
– Conteúdo interativo com textos, vídeos e atividades.
– Gamificação por meio do uso de bônus e o mercado de bônus.
– Utilização de hiperlinks para acesso às referências.
– Utilização de hiperlinks para acesso ao glossário.

MATRIZ CURRICULAR

Figura Matriz Curricular

 

CONTEUDISTAS DISCIPLINAS

Luisa Veras de Sandes Guimarães

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília (UnB-2010). Realizou período de estudos na Université de Montréal entre agosto e dezembro de 2009, na área de Gestão de Informação Digital. Tem experiência na área de Ciência da Informação e especificamente no gerenciamento e criação de periódicos utilizando o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Terminou em Fevereiro de 2013 o Mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-EAESP) com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atuou por dois anos como assistente editorial para indexação na Coordenação de Revistas da FEA-USP. Doutorado em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) finalizado em 2020 com a tese sobre a temática do impacto da pesquisa interdisciplinar em políticas públicas. Finalizou estudos de pós-doutorado em Educação em 2021 no Instituto de Estudos Avançados, Cátedra de Educação Básica, onde realizou um estudo sobre interdisciplinaridade na formação de professores para educação básica. Atuou entre 2020 e 2022 como gestora de um programa de MBA online em parceria com a Coursera. Atualmente é professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Gildenir Carolino Santos

Bacharelado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas [1991]. Mestrado [2002] e Doutorado [2008] em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, onde também atuou como Diretor Técnico de Serviços [1995-2013]. Pós-Doutorado em Divulgação Científica pela Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas [2012]. Concluiu também pela Universidade Estadual de Campinas, o curso de Especialização de Desenvolvimento Gerencial em Instituições Públicas [2008]. Foi bolsista-visitante (consultor) atuando junto ao CCN, ISSN e Rede Latindex na Coordenação de Atendimento a Comunidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia [IBICT]. Editor de duas revistas científicas digitais das áreas de Educação e Biblioteconomia. Possui diversos trabalhos publicados na área. Vice-coordenador nacional do FEPAE – Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação [out. 2013/out. 2015]. Editor-coordenador da Edubase (base de dados nacional em educação e áreas afins do Sistema de Bibliotecas da UNICAMP) há mais 20 anos. Faz parte da equipe de editores do E-LIS (International Open Archive of Library and Information Science) no Brasil, desde fevereiro de 2015. Atua como docente no curso a distância sobre Fontes de indexação para Periódicos Científicos pela Content Mind, desde 2013. Organiza e coordena projetos para elaboração de bibliotecas tradicionais e digitais, bem como bases de dados, construção de portais e periódicos eletrônicos (ferramentas OJS). Tem experiência na área de Educação, e na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, como também em competência em informação, editoração científica, periódicos eletrônicos científicos, e indexação. Responsável pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade Estadual de Campinas, desde nov. 2014.

CONTEUDISTAS LABORATÓRIO DE INDEXAÇÃO
Eli Lopes da Silva e Elisabete Werlang

EXERCÍCIOS E AVALIAÇÕES
Terçária Tecnologias Educacionais

 

Matrículas abertas em fluxo contínuo
https://www.abecbrasil.org.br/abec_educacao/matricula

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil