quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Diálogos ABEC falou sobre redação efetiva em inglês e desenvolvimento de periódicos

Diálogos ABEC falou sobre redação efetiva em inglês e desenvolvimento de periódicos

garethNa última quinta-feira, 11, foi realizado mais um Diálogos ABEC, promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil). O evento, que aconteceu de forma online, começou às 14h com a apresentação de um webinar, conduzido por Gareth Dyke, Diretor da Global Content.

O webinar teve como tema central a “Redação efetiva em inglês para aceitação de artigos em revistas internacionais”. Gareth começou sua apresentação falando sobre qual deve ser a estrutura de um artigo. “Devemos saber o público que queremos impactar e depois, claro, focar na estrutura. É muito importante ter uma boa estruturação do seu artigo”, disse o palestrante.

Além disso, ainda deixou claro que os leitores são as pessoas mais importantes no mercado de publicação acadêmica. É necessário pensar na mensagem, no público e na estruturação, afirmou Gareth.

Ainda no webinar, Gareth deu dicas de como estruturar uma redação efetiva em inglês, como por exemplo: “Nós temos que manter uma ideia por frase. Podemos utilizar de 10 a 20 palavras por frase. Use ponto vírgula somente quando necessário”.

Durante sua fala, ainda apresentou aos participantes temas como: plágio e tempo verbal utilizado nessas redações.

marianaLogo depois, às 15h, deu-se início o minicurso do dia, apresentado por Mariana Biojone, Diretora de Publicação da Springer Nature Brasil e Presidente do Conselho Fiscal da ABEC Brasil. No início de sua apresentação, Mariana falou sobre: “Por que devemos fazer um plano de desenvolvimento de periódicos?”.

A palestrante afirmou: “Os planos de desenvolvimento são importantes para que os periódicos cresçam quantitativamente e qualitativamente, para que assim estejam alinhados aos objetivos estratégicos das editoras”.

luciana abecDurante sua apresentação, Mariana contou com a participação da Luciana Christante, graduada em Farmácia Bioquímica, Mestre em Ciências pela USP, com especialização em Jornalismo Científico pela UNICAMP, e Editora Sênior da Springer Nature.

Mariana ainda tratou de assuntos como: revisão do fluxo editorial de um periódico; como melhorar o Turn Around Time (TAT); análise SWOT; quando foi a última vez que atualizamos o objetivo e o escopo de revistas?

As duas apresentações estão disponíveis no canal do Youtube da ABEC Brasil. Acesse pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=mUV0X7Hj7KY

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil lança curso EaD sobre plágio em textos científicos

 Curso é voltado a editores, avaliadores, autores, professores e toda a comunidade científica e tem ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil