terça-feira , 16 de agosto de 2022
Home / Blog / Influências e atuação da mídia noticiosa brasileira durante a pandemia do coronavírus

Influências e atuação da mídia noticiosa brasileira durante a pandemia do coronavírus

O surgimento das redes sociais e o aumento quase que diário da troca de informações em tempo real proporciona uma grande quantidade de notícias e conteúdos à distância de apenas alguns cliques. Entretanto, além dos diversos benefícios que a Internet apresenta à sociedade, um ponto negativo, no âmbito jornalístico, também emerge nesse momento: as fake news.

Segundo números de um estudo realizado pelos institutos IDEIA e Vero, realizado em julho do ano passado, oito em cada dez brasileiros (79%) acreditam que a disseminação das chamadas notícias falsas são um problema grave da sociedade atual. Além disso, a pesquisa, que contou com a participação de 2.000 brasileiros, também apresentou que Facebook e WhatsApp foram os canais, apontados pelos entrevistados, como os mais impactados por fake News.

Num recorte recente do Brasil, é possível perceber que, a partir das eleições de 2018, especialmente nos anos em que o país vivencia o contexto da pandemia de COVID-19, reclamações de notícias falsas aparecem rotineiramente nas redes sociais. É nesse cenário, então, que se mostra ainda mais necessário um trabalho jornalístico com credibilidade e compromisso com a notícia.

Diante disso, as pesquisadoras Lívia Vieira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Sibele Dias de Aquino, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) realizaram um estudo para analisar as percepções da audiência da mídia noticiosa sobre a pandemia de COVID-19 e suas relações entre credibilidade midiática, bem-estar subjetivo e medo de perder.

Utilizando-se dos conceitos do bem-estar subjetivo (BES) e medo de perder (FoMO), elas entrevistaram 306 brasileiros e obtiveram resultados altos: mais de 70% do grupo pesquisado avalia o trabalho da imprensa como excelente ou bom, principalmente de março de 2020 em diante.

Esses e outros relevantes resultados podem ser completamente visualizados no artigo completo, disponível nesse link: https://doi.org/10.25200/BJR.v%25n%25.Y.1498

Sobre Leandro Rocha

Veja também

An Asian boy use your hands to hold your cheeks because of the pain from toothache.

Disfunção temporomandibular apresenta impacto negativo na qualidade de vida de adolescentes no Brasil

Você sabia que sintomas como distúrbios musculares e transtorno de ansiedade generalizada podem estar relacionados ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil