quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Blog / Percepção da corrupção explicada através da transparência fiscal

Percepção da corrupção explicada através da transparência fiscal

O estudo em questão, tem como objetivo analisar a influência do fator democracia no combate à corrupção, através da transferência fiscal. Afinal, não existe evidências de como o ambiente democrático afeta os resultados sobre corrupção.

Para realizar a análise, a revisão de literatura focou em temas como, por exemplo, transparência fiscal, instituições democráticas e percepção da corrupção. A metodologia utilizada foi a pesquisa ex-post-facto, baseada em regressão multivariada de dados em painel de 110 países com 6 anos e 524 observações.

Concluiu-se que, o cenário democrático de cada país, contribui de forma direta na interpretação e percepção do que é corrupção. Foi analisado, que nos países onde não há democracia, não existe alteração no grau de percepção do que é corrupção, mesmo quando há mudanças no nível de transparência. Já nos países democráticos, o cenário é outro: variações diretamente proporcionais, significativas e com alto grau de explicação entre as variáveis transparência fiscal e percepção da corrupção.

 

Confira o estudo completo através do link: https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/182094

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil