quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / ABEC Brasil e SciELO realizam seminário na segunda-feira, 06

ABEC Brasil e SciELO realizam seminário na segunda-feira, 06

 

Na próxima segunda-feira, 06 de março, ocorrerá o Seminário ABEC – SciELO 25 Anos “Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade na Comunicação de Pesquisas”. O evento on-line é um dos Seminários SciELO 25 Anos, e faz parte das atividades de celebração dos 25 anos do Programa SciELO, em 2023.

As palestrantes serão a Dra. Joan Marsh, editora adjunta da revista The Lancet Psychiatry, e a Dra. Ana Heredia, consultora independente e membro do comitê sobre diversidade, equidade e inclusão (DEI) da Society for Scholarly Publishing (SSP) e da Coalition for Diversity & Inclusion in Scholarly Communications (C4DISC).

Durante o encontro, elas irão abordar a importância do gênero na pesquisa científica, em áreas como biologia e medicina, as assimetrias de gênero entre autores, áreas, nos comitês editoriais dos periódicos científicos e na revisão por pares, trazendo exemplos de como a promoção da equidade de gênero contribui para a inclusão, a diversidade, a qualidade e a inovação na ciência.

Também serão apresentadas iniciativas voltadas à promoção da equidade de gênero no âmbito de associações de editores, como a Associação Europeia de Editores Científicos (EASE), de periódicos, além de ações intersetoriais nesta área.

O Seminário será iniciado às 13 horas, e terá tradução simultânea inglês/português. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link https://25.scielo.org/seminarios/deia-abec/

 

Sobre Joan Marsh

A Dra. Joan Marsh é editora adjunta do The Lancet Psychiatry, tendo ingressado no Grupo Lancet em novembro de 2013. É graduada em Ciências Naturais pela Universidade de Cambridge e PhD em Biologia Molecular. Foi editora na The Ciba/Novartis Foundation em Londres, e da Wiley & Sons. Trabalhou para a Universidade de Hong Kong e para a Excerpta Medica. Fez parte do Conselho da European Association of Science Editors (EASE) por 12 anos, incluindo seis como presidente. Atualmente, é coordenadora do Comitê de Políticas de Gênero da EASE e também é editora associada da revista da Associação, European Science Editing.

 

Sobre Ana Heredia

A Dra. Ana Heredia é bióloga, possui mestrado em Ciências do Comportamento e Neurociências pela Université Paul Sabatier e doutorado em Ciências pela Université Libre de Bruxelles na área de Ecologia Comportamental. Trabalhou por 10 anos com informação científica na Elsevier, onde também foi responsável pelo departamento de periódicos no Brasil. Foi Diretora para a América Latina da ORCID e atualmente é consultora independente, membro do comitê DEI da Society for Scholarly Publishing (SSP) e membro da Coalition for Diversity & Inclusion in Scholarly Communications (C4DISC).

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil