quarta-feira , 24 de abril de 2024
Home / Blog / Espirocercose, uma doença silenciosa

Espirocercose, uma doença silenciosa

A espirocercose é uma doença parasitária, crônica, silenciosa e fatal, causada pelo Spirocerca lupi, que acomete canídeos e, excepcionalmente, felídeos. O objetivo da pesquisa “Espirocercose – uma doença silenciosa – revisão sistemática no período de 2010-2021”, publicada pela Revista Agrária Acadêmica, é registrar a ocorrência da enfermidade em cães/canídeos relatadas no Brasil, no período de 2010 a 2021.

A pesquisa bibliográfica apontou o registro de 24 casos no Brasil, sendo que 50% dos casos foram registrados na região Sudeste, 42% no Centro-oeste e 8% no Nordeste. A literatura registra a presença da doença nos estados brasileiros de Minas Gerais, Paraná, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rondônia, Piauí, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

O baixo número de casos pode estar associado à característica insidiosa da doença, a presença de sinais clínicos inespecíficos, a capacidade de causar morte súbita no hospedeiro definitivo, por rompimento de aneurisma aórtico, e a dificuldade de diagnóstico em exame coproparasitológico.

O diagnóstico é obtido mais pelo acaso, em um exame radiográfico/ultrassonográfico/necropsia, do que pela busca orientada do parasito ou suas lesões. No caso das características climáticas do país, e a grande diversidade de hospedeiros paratênicos, seria recomendado a inclusão de exames complementares para a confirmação do diagnóstico e prognóstico da espirocercose.

A pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica e revisão sistemática sobre Spirocerca lupi nas diferentes regiões brasileiras, no período entre 2010 e 2021.  Os dados da pesquisa foram obtidos através das bases eletrônicas PubMed, MEDLINE, LILACS, SciELO, LUME e Google Acadêmico.

Confira a íntegra no link: https://agrariacad.com/2022/11/04/espirocercose-uma-doenca-silenciosa-revisao-sistematica-no-periodo-de-2010-2021/

 

Autoras: Giovana Brum Teixeira e Mary Jane Tweedie de Mattos

 

 

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil