quarta-feira , 21 de fevereiro de 2024
Home / Associados / Maternidade solo e interseccionalidades: práticas de cuidado no contexto da atenção básica

Maternidade solo e interseccionalidades: práticas de cuidado no contexto da atenção básica

As maternidades solo, como realidade significativa no Brasil, representam uma experiência determinada por estruturas de poder, que incidem na vida das mulheres, sobretudo negras, levando-as a trajetórias permeadas de sofrimento psíquico.

O estudo “Maternidade solo e interseccionalidades: práticas de cuidado no contexto da atenção básica”, se fundamenta na importância de conhecer a atuação e os desafios de Psicólogas(os) que acolhem estas mulheres no contexto da Atenção Básica.

O objetivo do estudo é compreender a percepção de psicólogas(os) acerca de suas práticas, junto a mulheres mães solo na Atenção Básica, com atenção às questões de gênero, raça e interseccionalidades.

O trabalho conta com uma pesquisa qualitativa, de natureza descritivo/exploratória. A pesquisa de campo foi desenvolvida na cidade de Salvador, Bahia, no período de 2020-2021. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: questionário on-line e entrevistas semiestruturadas. As análises foram realizadas a partir do aporte teórico da psicologia social crítica, com abordagem compreensiva das falas circunstanciadas dos sujeitos.

Entre os resultados, observou-se um contexto de ausências de cuidado às mulheres mães solo. Embora a maternidade solo seja uma experiência frequente na vida das mulheres negras e pobres, não há planejamentos específicos para a atenção e cuidado a essas usuárias, tampouco estratégias são citadas no desenho das políticas públicas para o acolhimento e cuidado de mães solo.

As lacunas no entendimento e nas ações direcionadas às mulheres mães solo configuram-se como uma das ausências de cuidado e atenção a estas mulheres.

Confira o estudo na íntegra no link: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/4393

Autoras: Alice Maria Ventura da Silva Nascimento, Daniela Maria Barreto Martins, Camila Barreto Bonfim e Kátia Jane Chaves Bernardo.

 

Sobre Leandro Rocha

Veja também

logo_evento_site

Editores científicos prestigiam a abertura do ABEC Meeting 2023 em Foz do Iguaçu

Cerca de 180 editores científicos do Brasil e do exterior prestigiaram hoje (21/11) a abertura ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil