sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Instituições públicas concentram mais da metade da produção científica e tecnológica do país

Instituições públicas concentram mais da metade da produção científica e tecnológica do país

Dados da política de propriedade intelectual do país confirmam que as instituições públicas federais concentram a produção científica nacional. Em 2019, das 286 instituições que preencheram o Formulário para Informações sobre a Política de Propriedade Intelectual das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Brasil (Formict), 69,2%  apresentaram-se como instituições públicas e 70,2% como federais. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (26) pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em comemoração ao Dia Mundial da Propriedade Intelectual.

“A gente entende que essas instituições são essenciais para o desenvolvimento e a inovação tecnológica. E a propriedade intelectual é fundamental para a inovação e a competitividade do país”, ressaltou o coordenador-geral de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, José Afonso Cosmo Júnior.

Segundo a analista Denise Pereira, os dados também confirmam a assimetria regional que ainda marca a produção científica nacional. “A pesquisa mostra que 70% dos Institutos de Ciência e Tecnologia estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste, mas a diferença regional vem diminuindo ao longo do tempo”, disse.

A coordenadora de Parcerias Estratégicas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Débora Carvalho, enfatizou a importância da conexão entre empresa, academia e governo. Ela acredita que o grande desafio é conectar as instituições de ensino com as empresas. “A ideia da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) é fazer essa conexão acontecer. O Brasil está em 78º lugar no Ranking GII 2022 (Global Innovation Index) de colaboração entre empresa e universidade. A gente não consegue fazer essa comunicação entre empresas e ICTs e colocar no mercado mais inovação para ter um impacto social para a população”, explicou.

O relatório completo do FORMICT está disponível no link.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil