sábado , 23 de setembro de 2023
Home / Associados / Eficácia e segurança do transplante ovariano de células tronco em pacientes com falência ovariana precoce

Eficácia e segurança do transplante ovariano de células tronco em pacientes com falência ovariana precoce

O transplante ovariano de células tronco tem se mostrado um tratamento promissor para pacientes com diagnóstico de falência ovariana precoce e más respondedoras à fertilização in vitro (FIV). Neste contexto, ensaios clínicos com humanos têm sido conduzidos no sentido de melhor elucidar esta terapêutica.

Por meio de uma revisão sistematizada, o estudo “Efficacy and safety of ovarian stem cell transplantation in patients with primary ovarian insufficiency and poor ovarian response: a systematic review” (Eficácia e segurança do transplante ovariano de células tronco em pacientes com falência ovariana precoce e más respondedoras: uma revisão sistemática) avalia a eficácia e segurança do transplante de células tronco mesenquimais no tratamento de pacientes com função ovariana diminuída e más respondedoras ao tratamento da infertilidade.

Os estudos publicados entre um período de 10 anos (2012 a junho de 2022), tendo como referência as bases de dados PubMed, Biblioteca Cochrane e a Scopus, foram analisadas por meio de revisão sistemática. A literatura cinzenta foi contemplada através dos ensaios registrados no Clinical Trials. A metodologia contemplou as determinações do PRISMA Statement, 2020. O risco de viés dos estudos contemplados foi evidenciado por dois revisores independentes e avaliado através da ferramenta Risk of Bias (RoB) 2.0 disponibilizada pela Cochrane. Esta revisão sistemática foi registrada na plataforma “Prospero” com o número de identificação CRD42022354259.

 Fizeram parte do escopo desta revisão 15 estudos que preencheram os critérios de seleção. Os estudos analisados envolveram publicações dos últimos dez anos que avaliaram o transplante ovariano de células tronco em pacientes com função ovariana diminuída e más respondedoras, encontradas nas bases de dados selecionadas.

Confira o conteúdo do estudo na íntegra em: https://cdn.atenaeditora.com.br/artigos_anexos/202303/8owASuTk3lor6M2I8YY4Uhi2GK1QqBvGLYNkezqY.pdf

 

Autoria: Hilton José Pereira Cardim, Janaína Favaro Soares, Jordana Andrade Santos, Benedito R. da Silva Neto

 

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Post Prêmio

Prêmio Editor do Futuro 2023 está com inscrições abertas

O Prêmio Jürgen Döbereiner, outorgado anualmente pela ABEC Brasil – Associação Brasileira de Editores Científicos, ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil