O karatê-do é uma arte marcial japonesa. Mais do que um esporte e um sistema de defesa pessoal, suas técnicas podem ser levadas e aplicadas nas tarefas diárias, pois ensinam a resolver conflitos internos. Estas se baseiam em autodisciplina, treinamentos duros e os próprios esforços. Ou seja, além de um completo exercício físico, é uma boa filosofia de vida.
Neste contexto, o autor Marcelo Pessoa, da Universidade do Estado de Minas Gerais, elaborou o artigo “Por fora sou goteira, por dentro, tempestade”, publicado na Revista Akedia – Versões, Negligências e Outros Mundos, v. 7, de jan./jun. de 2019, periódico associado da ABEC.
O texto apresenta uma série de reflexões sobre a aplicação das técnicas e da filosofia do karatê-do à vida, numa busca constante de aperfeiçoamento pessoal, autoconhecimento e na contribuição para fazer um mundo melhor. Para isso, combina relatos de experiências pessoais e outros trabalhos acadêmicos.
O trabalho é dividido em quatro partes. Na primeira, textos que misturam aspectos reais e imaginários. Nas duas seguintes, escritos com as práticas dentro e fora do tatame, buscando a associação de significados de palavras em japonês. Por fim, pontos de reflexão das vivências do autor que servem para alavancar ponderações dos leitores.
O artigo completo pode ser visto em http://bit.ly/2HiK5JR ou pelo DOI: 10.33726/akedia2447-7656v7a52019p48-63.
Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br