domingo , 19 de maio de 2024
Home / Blog / A velocidade de órbitas planetárias

A velocidade de órbitas planetárias

O universo possui diversos mistérios espalhados em sua imensidão. Estrelas, satélites, planetas, galáxias, meteoros. A vastidão contida céu afora guarda ainda muitos segredos escondidos da humanidade. No entanto, a ciência atual consegue descobrir informações valiosas, que podem contribuir para a compreensão de importantes questões. 

Dessa forma, os autores Mylena Marins do Amaral, Rosa María García Márquez e Jorge Corrêa de Araújo, todos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), produziram o artigo “Algumas velocidades de órbitas planetárias”, publicado na Revista Eletrônica da Matemática (REMAT), v. 6, n. 1, de janeiro/junho de 2020, periódico associado da ABEC Brasil.

O trabalho apresenta dados coletados na literatura científica do afélio (ponto orbital mais distante do Sol de um planeta) e periélio (o mais próximo) de determinados corpos celestes. Baseado na primeira lei de Kepler – que diz que a trajetória de planetas em volta do Sol ou a de satélites ao redor de planetas possuem forma de elipse (oval) e o corpo que está sendo orbitado ocupa um dos focos da elipse -, determinam equações para descrever seus cursos.

Depois de calcular o tempo orbital de cada um dos corpos celestes, bem como o comprimento das trajetórias em torno do Sol, a velocidade média de órbita foi verificada, utilizando a cinemática do movimento. A conclusão obtida mediante tal metodologia mostrou uma boa concordância com os resultados divulgados pelos astrônomos. 

O artigo completo pode ser lido em https://bit.ly/3h5k8gH ou pelo DOI: https://doi.org/10.35819/remat2020v6i1id3512.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

O que aprendemos com os desastres causados por eventos hidrológicos extremos no Brasil?

Os perigos naturais são definidos como um processo ou fenômeno natural que podem causar perdas ...

Deixe uma resposta

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil