O artigo “Quem tem medo do professor? O discurso de ódio endereçado a professores no espaço virtual” propõe analisar, à luz do arcabouço teórico-metodológico da análise do discurso pecheutiana, o modo como o lugar discursivo do sujeito-professor tem sido (re)posicionado a partir de narrativas de ódio produzidas no espaço virtual.
As análises evidenciam a produção de efeitos de animalização e de demonização da posição de professor-educador, que opera o/no discurso a fim de justificar tanto a violência contra essa posição quanto seu extermínio, dado que ela é projetada como figura abjeta, indigna e nociva.
O exercício analítico empreendido constitui um gesto problematizador da conjuntura contemporânea, procurando (d)enunciar as práticas pelas quais a categoria docente tem sido estigmatizada e descredibilizada em um momento sócio-histórico de crescente ultraconservadorismo e de afirmação do ódio.
O artigo tem como autores Bruna Maria de Sousa Santos e Washington Silva de Farias.
Confira o conteúdo na íntegra em https://doi.org/10.1590/198053149348