terça-feira , 16 de outubro de 2018
Home / Blog / Alunos de Maringá comparam qualidade de vida e motivação de praticantes de exercício físico

Alunos de Maringá comparam qualidade de vida e motivação de praticantes de exercício físico

bodybuilding-1632548_1920Sempre na virada de um ano para outro, bate aquele sentimento de arrependimento: “poderia ter me dedicado mais à minha saúde” ou “a partir do ano que vem, vou voltar à academia”. Mas a correria do dia a dia e a dificuldade de organizar melhor o tempo são alguns dos fatores que acabam desmotivando as pessoas a manterem uma rotina saudável. Especialmente no que tange a prática de exercícios físicos.

É justamente este o assunto tratado no trabalho produzido por Renan Codonhato, Nayara Malheiros Caruzzo, Magda Carla Pona, Aryelle Malheiros Caruzzo e Lenamar Fiorese Vieira. Todos alunos da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná. O estudo “Qualidade de Vida e Motivação de Praticantes de Exercício Físico” foi traçado em cima de questionários aplicados junto a 149 pessoas, de 18 a 60 anos, de ambos os sexos, e frequentadores de academias.

A metodologia buscou extrair, dos voluntários da pesquisa, respostas quanto à percepção subjetiva de qualidade de vida (saúde física e mental) e sua autoavaliação em relação a fatores motivacionais como controle do estresse, prazer, desafio, controle de peso, entre outros. Após a tabulação dos dados, os autores concluem que aqueles que praticam exercício físico frequentemente, há mais de três anos, têm melhor percepção da importância da atividade e se percebem fisicamente saudáveis.

O artigo pode ser lido, na íntegra, na Revista Corpoconsciência (v.21, n. 1, jan./ abr., 2017), da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso, periódico associado à Abec.

Igor Medeiros (4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

HB 35(1) Imagem Capa 2017-03-28 Ceasa DF 1 Gilmar Henz Trab

Estudo analisa a produção e comercialização de hortaliças no Brasil e no mundo de 1970 a 2015

No período 2013-14, a produção mundial de hortaliças foi de 1.134,27 milhões de toneladas por ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil