sexta-feira , 26 de abril de 2024
Home / Blog / Alunos de Maringá comparam qualidade de vida e motivação de praticantes de exercício físico

Alunos de Maringá comparam qualidade de vida e motivação de praticantes de exercício físico

bodybuilding-1632548_1920

Crédito: https://www.ryderwear.com/ 

Sempre na virada de um ano para outro, bate aquele sentimento de arrependimento: “poderia ter me dedicado mais à minha saúde” ou “a partir do ano que vem, vou voltar à academia”. Mas a correria do dia a dia e a dificuldade de organizar melhor o tempo são alguns dos fatores que acabam desmotivando as pessoas a manterem uma rotina saudável. Especialmente no que tange a prática de exercícios físicos.

É justamente este o assunto tratado no trabalho produzido por Renan Codonhato, Nayara Malheiros Caruzzo, Magda Carla Pona, Aryelle Malheiros Caruzzo e Lenamar Fiorese Vieira. Todos alunos da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná. O estudo “Qualidade de Vida e Motivação de Praticantes de Exercício Físico” foi traçado em cima de questionários aplicados junto a 149 pessoas, de 18 a 60 anos, de ambos os sexos, e frequentadores de academias.

A metodologia buscou extrair, dos voluntários da pesquisa, respostas quanto à percepção subjetiva de qualidade de vida (saúde física e mental) e sua autoavaliação em relação a fatores motivacionais como controle do estresse, prazer, desafio, controle de peso, entre outros. Após a tabulação dos dados, os autores concluem que aqueles que praticam exercício físico frequentemente, há mais de três anos, têm melhor percepção da importância da atividade e se percebem fisicamente saudáveis.

O artigo pode ser lido, na íntegra, na Revista Corpoconsciência (v.21, n. 1, jan./ abr., 2017), da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso, periódico associado à Abec.

Igor Medeiros (4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Crédito da imagem utilizada: Ryderwear – https://www.ryderwear.com/

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil