segunda-feira , 18 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Relatório mostra avaliação positiva dos participantes em relação ao ABEC Meeting 2017

Relatório mostra avaliação positiva dos participantes em relação ao ABEC Meeting 2017

23331476_1669020419809956_221863631654686219_oA Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) realizou um estudo detalhado para analisar a aceitação e a produtividade do ABEC Meeting 2017, realizado em Curitiba, entre 6 e 9 de novembro do ano passado. O relatório, que tem 28 páginas, apresenta um resumo das palestras, mesas-redondas e rodas de conversas, traça um perfil dos participantes e verifica a importância do encontro.

O relatório detalha a quantidade e o conteúdo dos eventos. Mais do que as palestras, o ABEC Meeting contou com as Sessões de Pôsteres, entrega de prêmios e rodas de conversa.  Para quem não pôde estar presente e tem interesse em assistir, pode acompanhar os vídeos, no canal no YouTube da entidade, no link https://goo.gl/C6eUTp.

Por meio de um questionário respondido pelos participantes, foi possível também elaborar um perfil editorial dos presentes e a situação dos periódicos quanto à indexação. A conclusão foi de que o maior interesse na participação na conferência foi de editores de revistas não consolidadas, que buscam discutir tópicos básicos, tais como atribuição de DOI e uso do sistema OJS.

A pesquisa ainda retrata que 59 % das pessoas tiveram os objetivos atendidos, com o custo das inscrições valendo o investimento, 65% considerando o evento bem organizado e 68% responderam que houve ampla oportunidade para network com os pares, o que foi bastante elogiado por eles.

As palestras que mais agradaram foram “Por que monitorar citações de seu periódico”; “O papel dos atores da comunicação científica na internacionalização da pesquisa brasileira”; “Transição da publicação seriada para continua: todo cuidado é pouco”; “A construção de periódicos autossuficientes” e “Publicação em acesso aberto”.

Ainda segundo dados do estudo, houve 194 inscritos, sendo 48% deles da região Sudeste, 33% do Sul, 11% do Centro-Oeste, 5% do Nordeste, 2% do Norte, além de 2 participantes estrangeiros.

Por fim, o estudo mostra que o evento é importante, devido à necessidade de formação e aprimoramento de alunos, professores, pesquisadores e profissionais ligados à editoração científica. E muito se deve ao fato de que publicação de artigos científicos e, consequentemente toda ciência que envolve o gerenciamento de um periódico, como a indexação, visibilidade, financiamento, internacionalização e profissionalização serem elementos essenciais na valorização da produção científica e acadêmica.

As informações do relatório serão utilizadas para a organização dos próximos eventos, para que as expectativas sejam atendidas da melhor maneira possível.

 

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil abrirá inscrições para cargo no Conselho Fiscal

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) abrirá inscrições para os interessados em concorrer à ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil