quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / ABEC promove curso sobre redação científica durante Reunião Anual da SBPC

ABEC promove curso sobre redação científica durante Reunião Anual da SBPC

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) esteve representada durante a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no período de 22 a 28 de julho de 2018, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió-AL. O tema escolhido para este ano foi “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”.

sbpc (1)O presidente da ABEC, professor Rui Seabra Ferreira Júnior, juntamente com o professor Valtencir Zucolotto, membro do Conselho Deliberativo da entidade, ministraram, durante o evento, um curso que teve como objetivo apresentar e discutir os diversos aspectos da escrita científica e suas implicações. A atividade foi a mais procurada da Reunião da SBPC deste ano, com aproximadamente 100 participantes.

“O curso abordou temas ligados à redação de trabalhos científicos, bem como ética dentro da pesquisa e todo o processo editorial. Participaram alunos de graduação, pós-graduação e docentes, o que conferiu uma discussão bastante ampla e importante para o público presente”, conta Rui Seabra, presidente da ABEC.

Internacionalização dos periódicos nacionais – Seabra ainda participou, no dia 25,  de uma mesa-redonda que debateu sobre “Os periódicos nacionais: qualidade e internacionalização”. Participaram como palestrantes, também, os convidados: Solange Santos (SciELO) e Marília Oliveira Fonseca Goulart (PublicSBQ). A atividade também foi sucesso de público, com mais de 50 pessoas.sbpc (3)

“A mesa-redonda discutiu sobre a internacionalização dos periódicos nacionais, tema de grande importância para a editoração científica. A ABEC tem realizado grandes iniciativas nos últimos anos para alcançar este objetivo”, destaca Seabra.

Sobre a Reunião Anual da SBPC

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, geralmente em universidades públicas. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Participam, ainda, autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país.

Leandro Rocha (4toques comunicação)

sbpc (5) sbpc (4) sbpc (2)

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil