sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Blog / Artigo mostra benefícios da Campanha Prato Limpo na redução do desperdício de alimentos em instituto de Pernambuco

Artigo mostra benefícios da Campanha Prato Limpo na redução do desperdício de alimentos em instituto de Pernambuco

food-waste-garbage-can-animal-source-foods-household-waste-1344515-pxhere.comO Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimento no mundo. Dados mostram que a produção supera em cerca de 26% a quantidade necessária para alimentar a sua população. E entre os fatores mais comuns relacionados ao desperdício estão maus hábitos de preparo e de consumo, que contabilizam aproximadamente 20% das perdas.

Diante do problema, os autores Silvia Patrícia de Oliveira Silva Bacalhau, Maria do Socorro Santos da Silva, Joelma Fortunato Cordeiro Alves, Francisco das Chagas Lino Lopes, Anderson Acioli Gomes, Gesilda Marques da Silva Ramos e Jessica Sabrina de Oliveira Menezes elaboraram o artigo “Campanha Prato Limpo: evitando o desperdício de alimentos no refeitório do IFPE Campus Belo Jardim”, publicado na Revista Conexões Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 1, de março de 2016, periódico associado da ABEC.

O estudo mostra como a Campanha Prato Limpo, implementada no Campus Belo Jardim do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), foi realizada. Houveram diversas atividades educativas, como entrega de folders informativos sobre desperdício de alimentos, alimentação saudável e regras da campanha, exposição em forma de gêneros alimentícios crus do quantitativo desperdiçado semanalmente, entrega de cartela a ser carimbada sempre que o usuário devolvesse suas bandejas sem restos para participação de sorteios, entre outras.

Após quatro semanas de campanha, a redução do desperdício chegou a 61%, segundo conclusão do estudo. Os autores afirmam também que o objetivo da Prato Limpo foi alcançado, mas ressaltaram a necessidade da prática contínua da conscientização sobre a importância do combate à perda de alimentos. Além disso, ações como esta ainda trazem economia para o serviço público e benefícios para o planeta.

O artigo pode ser lido, na íntegra, em https://goo.gl/jx7Fz2, ou pelo DOI https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i1.787.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Doação renal cruzada internacional salva vidas em Portugal

          A doação renal cruzada é uma estratégia promissora para aumentar o acesso ao transplante ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil