domingo , 20 de setembro de 2020
Home / Blog / Artigo analisa importância da imagem como experiência na era da reprodutibilidade técnica

Artigo analisa importância da imagem como experiência na era da reprodutibilidade técnica

Picture frame mockup with a seahorse drawingUma imagem vale mais que mil palavras. Quem nunca ouviu essa expressão, não é mesmo? Quando o filósofo chinês Confúcio disse esta frase, ele quis dizer que as imagens possuem diversos significados, conceitos e contextos diferentes. E elas também são utilizadas para criar e reforçar estereótipos dos mais variados – principalmente de padrões étnicos e sociais.

Sendo assim, as autoras Solange Ferraz de Lima e Vânia Carneiro de Carvalho elaboraram o artigo “Cultura visual na era da reprodutibilidade técnica da imagem”, publicado na Revista dObras, v. 5, n. 11, de 2012, periódico associado da ABEC.

O estudo estabelece uma relação entre o modo de conhecimento de determinado assunto por meio de tipos e estereótipos e a intensificação e difusão maciça de imagens nos diversos meios de reprodução atuais, como sites, revistas, redes sociais etc. E esta grande exposição afeta a nossa forma de pensar e de conhecer determinadas experiências por conta da tipificação e estereotipagem da mesma.

As autoras concluem que uma imagem deixa de ser um ativador da memória para se tornar a própria experiência e que as pessoas passam a viver e conhecer o mundo através dela – e não mais por meio da experimentação de algo. Isso gera consequências importantes, como criar o aprendizado de identificar tipos étnicos e sociais e de pensamento e ação tipológicos. Ou seja, deixamos de testemunhar as situações para se basear apenas em uma cultura visual.

O artigo completo pode ser lido em https://goo.gl/6TaJrQ ou pelo DOI https://doi.org/10.26563/dobras.v5i11.163.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Fabrica_artigo ABEC

Os benefícios do lean manufacturing em empresas de médio porte

  Você sabe o que é lean manufacturing? A prática, criada no Japão e aplicada ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil