sexta-feira , 26 de abril de 2024
Home / Blog / Estudo verifica motivações de engajamento de consumidores para comentários negativos em lojas de aplicativos móveis

Estudo verifica motivações de engajamento de consumidores para comentários negativos em lojas de aplicativos móveis

428385-PDYRGB-67A internet é uma ferramenta poderosa. Com seu crescimento, as grandes empresas passaram a investir, nos últimos anos, no marketing digital, para tentar fortalecer suas marcas e, consequentemente, vender mais de seus produtos. Mas mesmo com o aumento do impacto positivo, as instituições devem ficar atentas, pois as avaliações negativas também ganham força.

Dessa maneira, as autoras Adrianne Paula Vieira de Andrade e Anatália Saraiva Martins Ramos, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, elaboraram o estudo “Engajamento dos Consumidores com o Boca a Boca Eletrônico Negativo em Lojas de Aplicativos Móveis”, publicado na Revista de Administração Contemporânea, v. 21, n. 6, de novembro/dezembro de 2017, periódico associado da ABEC.

O estudo buscou entender as motivações do comportamento de engajamento do consumidor com o boca a boca eletrônico (eletronic word-of-mouth – eWon) negativo em plataformas de consumo de aplicativos móveis, como as lojas de app da Apple e do Google. Para isso, foi utilizada como base de análise a Teoria da Ação Racional (Theory of Reasoned Action – TRA), que explica que o comportamento de um indivíduo é guiado por suas intenções, que são determinadas por sua Atitude – suas crenças pessoais sobre o objeto – e por Normas subjetivas – como a pressão social que sofre, por exemplo.

Para obter o resultado, foram realizadas dez entrevistas detalhadas com usuários emissores de comentários negativos. E as autoras observaram que os maiores motivadores para o engajamento com o eWon negativo são a “Busca por Providências” (obter respostas ou providência para a resolução do problema), o “Altruísmo” (desejo de prevenir outros consumidores de experiências negativas), as “Emoções Negativas” e a “Reciprocidade” (desejo de que outras pessoas também postem comentários negativos).

Entre as conclusões, também notaram que as Atitudes favorecem o engajamento, mas as Normas subjetivas contribuem pouco para a participação ativa no boca a boca eletrônico negativo.

O artigo completo pode ser visto em https://goo.gl/8ECxG3 ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017160318.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil