segunda-feira , 22 de julho de 2019
Home / Blog / Estudo verifica o processo de ressignificação da morte no luto em psicoterapias com abordagem psicodramática

Estudo verifica o processo de ressignificação da morte no luto em psicoterapias com abordagem psicodramática

Problematic families counseling flat icons setLidar com o luto após a morte de um parente ou amigo querido não é uma tarefa fácil. Cada um age à sua própria maneira, lidando com os questionamentos em seu próprio tempo. Alguns buscam ajuda profissional, com psicoterapia e terapias em grupo, com base psicodramática – de realidade mais intensa que as palavras, com conscientização e mobilização afetiva nos relacionamentos.

Pensando nisso, a autora Vanessa Ramalho Ferreira Strauch produziu o artigo “Ressignificação da morte na abordagem psicodramática: perdas e ganhos no luto”, publicado na Revista Brasileira de Psicodrama, v. 25, n. 1, de junho de 2017, periódico associado da ABEC.

O estudo busca analisar as contribuições do Psicodrama e do Sociodrama no processo de elaboração e ressignificação do luto, tanto na modalidade individual, quanto na grupal. A autora utilizou a filosofia moreniana (de conceitos existencialistas, no qual o ser humano é dono de suas próprias ações) e o método sociopsicodramático, focando na importância da realidade suplementar, da espontaneidade e da representação de papéis no processo de cura.

A autora conclui que existem cinco fases muito importantes no processo de elaboração do luto e ressignificação da morte: acolher, fortalecer, revisitar, realizar simbolicamente e ressignificar. E afirma também que nas intervenções propostas de psicoterapia individual e de vivência aberta em grupo, as técnicas psicodramáticas foram instrumentos fundamentais para o fortalecimento do sujeito em suas relações interpessoais e seus papéis sociais desempenhados.

O estudo pode ser lido, na íntegra, em https://goo.gl/s57uQY ou pelo DOI http://dx.doi.org/15329/2318-0498.20170006.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Beautiful girl dancing on stage.

O estudo da dança-teatro após a participação de Pina Bausch

O teatro é uma das formas de arte mais antigas que se tem notícia. A ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil