terça-feira , 16 de agosto de 2022
Home / Blog / A gestão emocional do luto no contexto hedonista da cultura ocidental

A gestão emocional do luto no contexto hedonista da cultura ocidental

Husband supporting comforting upset depressed wife, infertilityPerder uma pessoa querida é um processo difícil. Cada um passa pelo luto da sua própria maneira. Neste contexto, os profissionais da saúde criaram manuais específicos sobre o tema, de modo a delimitar uma duração “saudável” desta fase. E a forma como os seres humanos reagem diz muito sobre o contexto em que estão inseridos.

Assim, as autoras Renata de Morais Machado e Rachel Aisengart Menezes, ambas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), produziram o artigo “Gestão Emocional do Luto na Contemporaneidade”, publicado na Revista Ciências da Sociedade, v. 2, n. 3, de janeiro/junho de 2018, periódico associado da ABEC.

Para verificar a abordagem do luto do ponto de vista histórico, envolvendo todo o processo saúde-doença, morte e luto, investigaram o Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DSM), elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria. Neste, o ciclo possui definições, com sinais, sintomas e intervenções apropriados.

A conclusão é de que o luto é um fenômeno multidimensional, presente nas relações intersubjetivas entre pesquisadores, profissionais de saúde, o doente, seus familiares e o círculo social. As autoras também afirmam que as pesquisas sobre o tema são feitas para determinar quais fatores podem colocar em risco a superação do sofrimento, sem interferir no ideal hedonista da cultura ocidental.

O artigo pode ser lido, na íntegra, em http://bit.ly/2J5QWaU ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.30810/rcs.v2i3.622.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

RECIMA21

Direito brasileiro e estado-unidense: Diferenças e semelhanças nos contratos privados

Além da distância de mais de 6.000 km que separa as capitais de Brasil e ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil