quinta-feira , 20 de junho de 2019
Home / Blog / A gestão emocional do luto no contexto hedonista da cultura ocidental

A gestão emocional do luto no contexto hedonista da cultura ocidental

Husband supporting comforting upset depressed wife, infertilityPerder uma pessoa querida é um processo difícil. Cada um passa pelo luto da sua própria maneira. Neste contexto, os profissionais da saúde criaram manuais específicos sobre o tema, de modo a delimitar uma duração “saudável” desta fase. E a forma como os seres humanos reagem diz muito sobre o contexto em que estão inseridos.

Assim, as autoras Renata de Morais Machado e Rachel Aisengart Menezes, ambas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), produziram o artigo “Gestão Emocional do Luto na Contemporaneidade”, publicado na Revista Ciências da Sociedade, v. 2, n. 3, de janeiro/junho de 2018, periódico associado da ABEC.

Para verificar a abordagem do luto do ponto de vista histórico, envolvendo todo o processo saúde-doença, morte e luto, investigaram o Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DSM), elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria. Neste, o ciclo possui definições, com sinais, sintomas e intervenções apropriados.

A conclusão é de que o luto é um fenômeno multidimensional, presente nas relações intersubjetivas entre pesquisadores, profissionais de saúde, o doente, seus familiares e o círculo social. As autoras também afirmam que as pesquisas sobre o tema são feitas para determinar quais fatores podem colocar em risco a superação do sofrimento, sem interferir no ideal hedonista da cultura ocidental.

O artigo pode ser lido, na íntegra, em http://bit.ly/2J5QWaU ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.30810/rcs.v2i3.622.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Muffin on wooden table

As propriedades nutricionais de muffins feitos com farinha de feijão

Quem não gosta de um bom muffin? Essas pequenas porções individuais de bolo são uma ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil