sábado , 27 de abril de 2024
Home / Blog / O efeito da ação humana de diferentes períodos na Serra Leste de Carajás

O efeito da ação humana de diferentes períodos na Serra Leste de Carajás

Nature in the forest at summer.A Serra Leste de Carajás, cordilheira localizada no sudeste do estado do Pará, possui diferentes tipos de vegetação. E, como é possível notar, a ação humana interfere diretamente na disposição da paisagem. A ocupação, ocorrida em diferentes períodos históricos e culturais, trouxe mudanças significativas para o local.

Neste contexto, a autora Tallyta Suenny Araujo da Silva, da Universidade Federal do Pará, elaborou o artigo “Paisagens e temporalidades em Serra Leste de Carajás”, publicado no Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 13, n. 2, de maio/agosto de 2018, periódico associado da ABEC.

O estudo apresentou o contexto de 15 cavidades com vestígios de ocupação humana recente da Serra Leste de Carajás. Destas, quatro mostraram sinais preservados das ocupações indígenas remotas e de áreas a céu aberto que serviram de acampamento ou de morada nos tempos anteriores a 1500, hoje utilizadas para pastoreio.

A autora pôde encontrar evidências de ocupações de sociedades de caçadores-coletores, de horticultores, do período da garimpagem e outros. Ela destaca ainda que a paisagem possui memórias das diferentes ocupações, de como estas podem eventualmente se cruzar e salienta a relação entre a natureza e a cultura.

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/2E2pxn7 ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.1590/1981.81222018000200005.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil