quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Blog / A importância do autocuidado e de ações de promoção de saúde

A importância do autocuidado e de ações de promoção de saúde

Senior man talking to a female doctor on a home visit.Cada vez mais, as pessoas buscam por atividades físicas e outras práticas, como alimentação saudável e vacinação, por exemplo, benéficas à saúde. E algumas unidades promovem ações que buscam estimular ainda mais o autocuidado. Afinal, a prevenção ainda costuma ser uma forma muito eficiente de combater algumas doenças.

Neste contexto, os autores Gabriel Fernandes de Sousa, Karolinny Donato Pinto de Oliveira e Sandra Maria Dias de Queiroz, todos da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, elaboraram o estudo “Educação em saúde como estratégia para a adesão ao autocuidado e às práticas de saúde em uma unidade de saúde da família”, publicado na Revista de Medicina da Universidade de São Paulo, v. 98, n. 1, de 2019, periódico associado da ABEC.

Os autores realizaram um estudo descritivo a partir de um projeto de intervenção elaborado no Internato de Medicina de Família e Comunidade do curso de Medicina de Camalaú, na Paraíba. Foram ministradas palestras e rodas de conversa enfatizando a importância do autocuidado e sua interferência na comunidade no âmbito pessoal e da saúde com os usuários presentes na sala de espera da unidade selecionada.

Foi observada uma considerável melhora e progresso na adesão ao autocuidado e compreensão do processo saúde-doença e maior nível de conhecimento da população sobre as doenças mais prevalentes da comunidade, bem como suas possíveis complicações. Também verificaram a grande importância das reuniões de equipe do Internato e da realização de ações de promoção de saúde.

O estudo completo pode ser lido em http://bit.ly/2WLiK8H ou pelo DOI https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i1p30-39.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Integridade, diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na editoração científica em debate no ABEC Meeting 2023, em Foz do Iguaçu

Integridade em publicação científica e os Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade) na editoração ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil