sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Blog / Casca e polpa de uvas apresentam benefícios à saúde

Casca e polpa de uvas apresentam benefícios à saúde

Branches of red wine grapes growing in Italian fields. Close upO consumo de frutas é sempre muito benéfico à saúde. Algumas delas, como a uva, por exemplo, são boas fontes de compostos fenólicos. Estes possuem ações antioxidantes, que podem prevenir doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e até o câncer. E não apenas a polpa. A casca também possui atividades enzimáticas.

Assim, os autores Angela Vacaro de Souza, Marcos Ribeiro da Silva Vieira e Fernando Ferrari Putti elaboraram o artigo “Correlações entre compostos fenólicos e atividade antioxidante em casca e polpa de variedades de uva de mesa”, publicado no Brazilian Journal of Food Technology (“Jornal Brasileiro de Tecnologia Alimentar”, na tradução literal), v. 21, de 2018, periódico associado da ABEC.

O estudo analisou cascas e polpas de amostras de uvas dos tipos Itália, Brasil, Rubi, Thompson e Niágara Rosada, no ponto de consumo, da região de Campinas e Jundiaí (interior de São Paulo). O objetivo foi avaliar a atividade antioxidante, a enzimática da peroxidase e da polifenoloxidase e os teores de compostos fenólicos e de ácido ascórbico, por meio de um método específico de verificação.

Com exceção da uva do tipo Niágara Rosada, as cascas apresentaram uma correlação positiva com o conteúdo de compostos fenólicos, com a atividade da enzima polifenoloxidase e com o teor de ácido ascórbico. Além disso, não houve correlação entre o índice de atividade antioxidante com as demais análises realizadas. Logo, as cascas se mostraram uma ótima fonte para estes compostos.

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/2GEFqRk ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.1590/1981-6723.10317.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Doação renal cruzada internacional salva vidas em Portugal

          A doação renal cruzada é uma estratégia promissora para aumentar o acesso ao transplante ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil