sexta-feira , 3 de julho de 2020
Home / Blog / O estudo da dança-teatro após a participação de Pina Bausch

O estudo da dança-teatro após a participação de Pina Bausch

Beautiful girl dancing on stage.O teatro é uma das formas de arte mais antigas que se tem notícia. A dança sobre os palcos também faz parte da gama de atuações dos atores – ou bailarinos-atores, neste caso. Ao longo da história, muita coisa foi se atualizando e os estudos teatrais nas suas mais variadas vertentes ganharam ainda mais força.

Neste contexto, os autores Jeferson de Oliveira Cabral e Vera Lúcia Bertoni dos Santos elaboraram o artigo “Notas sobre a teatralidade na dança-teatro de Pina Bausch”, publicado na Revista da Fundarte, v. 37, n. 37, de 2019, periódico associado da ABEC.

Nele, há um resgate e uma contextualização dos aspectos da história da dança-teatro desde o surgimento até a participação de Pina Bausch no cenário artístico. Enfocam elementos presentes em cena na poética bauschiana, a partir de premissas da “teatralidade”, um dos conceitos explorados nos estudos de teatro atuais.

São explicados alguns dos métodos utilizados por Bausch em suas peças. Entre eles, destacam-se a atuação dos bailarinos-atores, que transformam suas próprias vivências e as corporificam, dançam, teatralizam, performam, poetizam e criam movimentos, gestos, palavras e ações num processo de criação estética.

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/2ROhcJo ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.19179%2F2319-0868.641.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

The pipes of the plant rise above the forest. Industrial landscape. Harmful environmental production. Environmental pollution. Smoke from the chimneys. Soot station.

Impactos ambientais da produção de botijões de gás

As ações humanas possuem um importante desdobramento no meio ambiente. Grandes indústrias, produtoras de energias ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil