quinta-feira , 18 de abril de 2024
Home / Blog / O estudo da dança-teatro após a participação de Pina Bausch

O estudo da dança-teatro após a participação de Pina Bausch

Beautiful girl dancing on stage.O teatro é uma das formas de arte mais antigas que se tem notícia. A dança sobre os palcos também faz parte da gama de atuações dos atores – ou bailarinos-atores, neste caso. Ao longo da história, muita coisa foi se atualizando e os estudos teatrais nas suas mais variadas vertentes ganharam ainda mais força.

Neste contexto, os autores Jeferson de Oliveira Cabral e Vera Lúcia Bertoni dos Santos elaboraram o artigo “Notas sobre a teatralidade na dança-teatro de Pina Bausch”, publicado na Revista da Fundarte, v. 37, n. 37, de 2019, periódico associado da ABEC.

Nele, há um resgate e uma contextualização dos aspectos da história da dança-teatro desde o surgimento até a participação de Pina Bausch no cenário artístico. Enfocam elementos presentes em cena na poética bauschiana, a partir de premissas da “teatralidade”, um dos conceitos explorados nos estudos de teatro atuais.

São explicados alguns dos métodos utilizados por Bausch em suas peças. Entre eles, destacam-se a atuação dos bailarinos-atores, que transformam suas próprias vivências e as corporificam, dançam, teatralizam, performam, poetizam e criam movimentos, gestos, palavras e ações num processo de criação estética.

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/2ROhcJo ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.19179%2F2319-0868.641.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil