sexta-feira , 26 de abril de 2024
Home / Sem categoria / Diretoria da ABEC participa do IV Fórum de Editores Científicos do Chile

Diretoria da ABEC participa do IV Fórum de Editores Científicos do Chile

WhatsApp Image 2019-09-03 at 7.00.14 AM (1)A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) marcou presença em mais um evento internacional. O presidente Rui Seabra Ferreira Jr. e o ex-presidente e atual 1º Tesoureiro, Benedito Barraviera, participaram, na última semana, do IV Fórum de Editores Científicos do Chile. O encontro foi realizado na Universidad de Los Lagos, em Santiago, capital chilena.

Rui Seabra ministrou a palestra de abertura, com o tema “Cenário das revistas brasileiras científicas. Estado de arte e desafios”. Já Barraviera explicou sobre “Como aumentar o fator de impacto de uma revista científica?”.

“A internacionalização da ABEC é algo que temos buscado e, com isto, a representação e liderança do Brasil no cenário internacional vêm crescendo. Há um ano alteramos o estatuto da Associação para receber membros de outros países. Atualmente, já temos sócios físicos e institucionais, além de portais de periódicos em nosso quadro de associados. Isso é uma grande conquista para a ABEC e para nosso país”, afirma o presidente da Associação.

O evento também contou com a participação dos palestrantes  Patricia Muñoz Palma, presidente da rede de repositório de acesso aberto à ciência (La referencia); Vivienne C. Bachelet, membro cooptado do Committee on Publication Ethics council (COPE);  Juan Sebastián González Sanabria, assessor de Tecnologia e Inovação e Docente da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (UPTC); e Iria del Río, membro do Conselho do Committee on Publication Ethics (COPE) e Diretora Editorial da Revista Española de Cardiología.

Fórum
O Fórum de Editores Científicos do Chile surgiu em 2016, como uma forma de discutir os principais representantes da comunicação científica, como editores de revistas e livros, dentro das mudanças e transformações na difusão do conhecimento através da internet. Tratam também de plataformas e bases de dados indexadas.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Educação – Curso Avaliador de Artigo Científico

A qualidade do conteúdo publicado por periódicos científicos é amparada pela avaliação por pares. Professores ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil