quinta-feira , 17 de outubro de 2019
Home / Todas as Notícias / Acontece / Editores brasileiros conheceram os desafios da ciência aberta durante o ABEC Meeting 2019

Editores brasileiros conheceram os desafios da ciência aberta durante o ABEC Meeting 2019

DSC_0617Durante cinco dias, mais de 200 participantes, entre eles editores, revisores, bibliotecários, além de outros profissionais envolvidos com a publicação científica, participaram de uma imersão sobre o tema que teve como palco a acolhedora capital Fortaleza. Entre os dias 17 e 20 de setembro, a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) promoveu o já tradicional ABEC Meeting 2019, na Universidade de Fortaleza (Unifor).

 

O tema deste ano foi “Editors’ challenges for open science” (“Desafios dos editores para a ciência aberta”, na tradução). Foram debatidos desde os fundamentos da editoração científica, até o debate de tópicos mais avançados alinhados com o cenário internacional.

Diversas palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e rodas de conversa foram ministradas em um ambiente para troca de experiência e compartilhamento de conhecimento. Foram disponibilizadas informações sobre as melhores práticas editoriais internacionais e as ferramentas mais utilizadas, contribuindo para a formação dos envolvidos na produção de um periódico científico.

Já na abertura do evento, o presidente da ABEC, Rui Seabra Ferreira Júnior, fez questão de destacar o papel da entidade no aperfeiçoamento dos periódicos científicos do Brasil por meio de políticas que visam o avanço da ciência brasileira, no que tange a produção, divulgação e internacionalização dos periódicos. “Temos compromisso com a ética e com a adoção de boas práticas, objetivando fomentar todo o ecossistema editorial brasileiro, ou seja, do pesquisador e autor, editores e seu staff, prestadores de serviços, aos órgãos de fomento”, enfatizou.

No último dia, após o encerramento das atividades, Rui fez um balanço bastante positivo do Meeting. “Foram dias de discussões amplas e maduras sobre a atual realidade dos periódicos do Brasil. Saímos mais fortalecidos, com muita informação, para fazer diferente e melhor a cada dia”, colocou.

Confira o discurso completo do presidente da ABEC.DSC_0523

Pré-evento – No dia 16, antes da programação oficial do ABEC Meeting 2019, foi realizado o Minicurso de Redação Científica. As atividades se concentraram no auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor) e foram conduzidas pelos professores Rui Seabra Ferreira Júnior (foto), atual presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e membro do Conselho da ABEC.

Leia mais sobre o Minicurso de Redação Científica  

Assista a cobertura completa.

Já no dia 17, foi a vez de temas como: Ética na Publicação Científica; Plataforma Dimensions para gestão de periódicos; Migrando com segurança para a versão OJS 3; Ferramentas Crossref para apoio ao editor, entre outros. Acompanhe os melhores momentos.

WhatsApp Image 2019-09-20 at 22.27.11Sessão de Pôsteres – Ao longo da programação do ABEC Meeting 2019 houve espaço para a Sessão de Pôsteres, com apresentação oral dos trabalhos aprovados na sessão Meu pôster em 1 minuto; a 10ª Edição do Prêmio Editor do Futuro, cujo ganhador foi Gustavo Cunha de Araújo, editor da Revista Brasileira de Educação do Campo, vinculada à Universidade Federal do Tocantins (UFT). Assista a entrevista do Gustavo.

Logo após a abertura, no dia 18, houve uma Conferência Magna, com a participação de Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp. Assista a entrevista.

A programação completa, com todos os detalhes, pode ser acessada no link.

Todo o evento, exceto os minicursos, estão disponíveis no canal da ABEC no Youtube.

 

Leandro Rocha (via 4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Post - Abec_Prancheta 1

ABEC lança livro como tema “Ciência aberta para editores científicos”

Acaba de ser lançado pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), o e-book “Ciência Aberta ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil