sexta-feira , 19 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Minicurso de Redação Científica faz aumentar expectativa para o ABEC Meeting 2019

Minicurso de Redação Científica faz aumentar expectativa para o ABEC Meeting 2019

Abrindo com chave de ouro a programação pré-evento do ABEC Meeting 2019, foi realizado durante todo o dia de hoje o Minicurso de Redação Científica. As atividades se concentraram no auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor) e foram conduzidas pelos professores Rui Seabra Ferreira Júnior (foto), atual presidente da Associação Brasileira deDSC_0170 Editores Científicos (ABEC) e Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e membro da Diretoria da ABEC.

O minicurso de Redação Científica reuniu editores e revisores de periódicos científicos, além de alunos de graduação e pós-graduação. Os ministrantes da capacitação abordaram técnicas atuais, tendências e dicas importantes para quem deseja se aprimorar da área da divulgação científica.

A programação de minicursos terá continuidade nesta terça-feira, 17, inclusive com a participação de professores Zucointernacionais. Serão abordados temas como: Ética na Publicação Científica; Plataforma Dimensions para gestão de periódicos; Migrando com segurança para a versão OJS 3; Ferramentas Crossref para apoio ao editor, entre outros.

Confira a programação completa desta terça-feira: http://meeting19.abecbrasil.org.br/index.php/programacao/

Sobre o ABEC Meeting 2019

O evento será realizado entre 17 e 20 de setembro, no Teatro Celina Queiroz da Unifor (Universidade de Fortaleza), no Ceará. O tema deste ano é “Editors’ challenges for open science” (“Desafios dos editores para a ciência aberta”, na tradução).

Diversas palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e rodas de conversa vão ser ministradas em um ambiente para troca de experiência e compartilhamento de conhecimento. Serão disponibilizadas informações sobre as melhores práticas editoriais internacionais e as ferramentas mais utilizadas, contribuindo para a formação dos envolvidos na produção de um periódico científico.

Durante o ABEC Meeting 2019, também haverá a Sessão de Pôsteres, com apresentação oral dos trabalhos aprovados na sessão Meu pôster em 1 minuto, a 10ª Edição do Prêmio Editor do Futuro e a oportunidade de cumprir requisitos do Programa de Certificação em Publicação Científica (ProCPC).

Assim como no último ano, os participantes estarão classificados por cores nos cordões dos crachás de acordo com suas áreas de atuação. O intuito é facilitar o encontro para troca de ideias com pesquisadores do seu campo.

A programação completa, com todos os detalhes, pode ser acessada no link http://meeting19.abecbrasil.org.br/.

 

Leandro Rocha (via 4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil