sexta-feira , 15 de novembro de 2019
Home / Blog / A orientação profissional no aleitamento materno exclusivo e o desmame precoce

A orientação profissional no aleitamento materno exclusivo e o desmame precoce

Mother breastfeeding her newborn baby girl. Baby happy while driO período de gravidez causa mudanças na vida de uma mulher. Desde as alterações físicas até as emocionais. E isso não muda com o nascimento da criança. O momento da amamentação e dos primeiros cuidados com o bebê também apresentam tarefas novas, que demandam tempo e cuidado. E os profissionais de saúde devem prestar toda a assistência necessárias às mamães neste ciclo.

Assim, as autoras Debora Fernanda Vicentini Bauer, Rosângela Aparecida Pimenta Ferrari, Alexandrina Aparecida Maciel Cardelli e Ieda Harumi Higarashi, todas da Universidade Estadual de Londrina, elaboraram o artigo “Orientação profissional e aleitamento materno exclusivo: um estudo de coorte”, publicado na Revista Cogitare Enfermagem, v. 24, de 2019, periódico associado da ABEC.

Para o estudo, foram analisados dados de 300 puérperas e seus respectivos filhos, do município da região norte do Paraná, entre julho de 2013 e fevereiro de 2015. Estes foram analisados por frequência, razão de prevalência e regressão e regressão de Poisson durante o período de assistência gravídico-puerperal.

Os resultados mostram orientação em 52,3% dos pré-natais, 65,7% das salas de parto, 83% dos alojamentos conjuntos, 32% dos retornos puerperais e 38,6% das puericulturas. Apontam também que apenas 22,3% das mulheres pesquisadas mantiveram o aleitamento materno exclusivo e a instrução na puericultura mostrou efeito protetor contra o desmame precoce, mas insuficiente nas variadas fases da assistência gravídico-puerperal. 

O artigo contribui para identificar que a orientação profissional para a promoção do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês do bebê não atende às recomendações ministeriais para redução do desmame precoce.

O trabalho completo pode ser visto em http://bit.ly/2MZBJIP ou pelo DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.56532.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Education concept. Student studying and brainstorming campus con

A autonomia de estudantes e as práticas epistêmicas no ensino por investigação

O chamado ensino por investigação é um processo no qual estudantes elaboram uma análise sobre ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil