sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Blog / Guia para condução de estudos em boca dividida em dentística

Guia para condução de estudos em boca dividida em dentística

Shade guide.A dentística é uma área da odontologia que foca na parte estética ou de restauração dental. Como qualquer outro caso, os profissionais precisam estudar dentes e bocas individualmente de cada paciente para buscar e elaborar a melhor solução. E alguns deles podem apresentar o que chamam de ‘boca dividida’, onde os tratamentos são diferentes para cada lado da boca.

Portanto, os autores Rayssa Ferreira Zanatta, Tânia Mara da Silva, Maria Ângela Lacerda Rangel Esper, Eduardo Bresciani, Taciana Marco Ferraz Caneppele e Sergio Eduardo de Paiva Gonçalves, todos do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), elaboraram o artigo “Guidelines for conducting split-mouth clinical studies in restorative dentistry” (“Guia para condução de estudos em boca dividida em dentística”, na tradução em português), publicado na revista Brazilian Dental Science, v. 20, n. 2, de abril/junho de 2017, periódico associado da ABEC.

Para isso, foram selecionados estudos clínicos do tipo boca dividida, na área de Dentística Restauradora, indexados nas bases de dados MEDLINE, PubMed e SciELO, entre os anos de 2004 e 2014, que utilizaram critérios da USPHS (United States Public Health Service, o Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos) e do FDI World Dental Federation (Federação Dental Internacional), que representa a classe odontológica a nível mundial.

O guia, então, apresenta as principais características a serem consideradas em estudos do tipo boca dividida na Dentística, tais como aspectos éticos, calculo amostral, métodos de seleção e avaliação de pacientes. O intuito é facilitar a condução dos estudos clínicos.

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/343oKO6 ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.14295/bds.2017.v20i2.1404.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Doação renal cruzada internacional salva vidas em Portugal

          A doação renal cruzada é uma estratégia promissora para aumentar o acesso ao transplante ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil