domingo , 12 de julho de 2020
Home / Blog / As representações das escolas rurais por diferentes visões

As representações das escolas rurais por diferentes visões

escolasrurais 055 (1)A educação da zona rural é diferente da urbana. Tanto os ensinamentos em sala de aula como as impressões pessoais de professores e alunos sobre a vida possuem suas particularidades. E os valores e significados que são dados às escolas rurais criam uma representação simbólica – que não necessariamente condizem com a verdade. No entanto, quem convive nestes espaços apresenta impressões mais próximas da realidade. 

Neste contexto, as autoras Danielle Angélica Assis e Sandra Cristina Fagundes de Lima, ambas da Universidade Federal de Uberlândia, produziram o artigo “Heróis sem nome: representações sobre o espaço rural e o urbano, as escolas rurais, as professoras e os alunos (Uberlândia-MG, 1950 – 1980)”, publicado na Revista Brasileira de História e Educação, v. 19, de 2019, periódico associado da ABEC. 

O artigo busca compreender as significações das professoras das escolas rurais de Uberlândia, em Minas Gerais, e das elites locais sobre o espaço rural e urbano, as escolas rurais, professoras e alunos. Para isso, consultaram jornais, atas do Legislativo e das instituições de ensino do campo, livros didáticos, cartilhas, cadernos escolares, fotografias e narrativas de seis docentes. 

Os resultados mostram como essas representações contribuem para construir o papel das professoras rurais. Por um lado, são eleitas como agentes de civilização. Por outro, são desprestigiadas. As escolas rurais também apresentaram uma ambivalência: instituída como espaço de civilização do homem do campo e, ao mesmo tempo, núcleo de resistência e cultura. 

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/34No7rT ou pelo DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e049.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

The pipes of the plant rise above the forest. Industrial landscape. Harmful environmental production. Environmental pollution. Smoke from the chimneys. Soot station.

Impactos ambientais da produção de botijões de gás

As ações humanas possuem um importante desdobramento no meio ambiente. Grandes indústrias, produtoras de energias ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil