quarta-feira , 24 de abril de 2024
Home / Blog / A associação de espécies de Candida com doenças bucais

A associação de espécies de Candida com doenças bucais

At a dentist with a smileA cavidade oral humana é repleta de microrganismos. Parte deles tem papel benéfico para o funcionamento do sistema – outros são maléficos. As espécies de Candida, por exemplo, estão presentes em indivíduos saudáveis, mas também podem surgir como patógenos naqueles com baixa imunidade. E algumas dessas doenças estão ligadas aos tecidos e dentes. 

Neste contexto, as autoras Bruna Michalski dos Santos e Lilian Santos Rocha, orientadas pela Professora Titular em Patologia, Profa. Eliane Pedra Dias, do Programa de Pós-graduação em Patologia da Universidade Federal Fluminense, elaboraram o artigo “Existe associação entre colonização por Candida spp. e doença periodontal – resultados de uma revisão sistemática”, publicada na Revista Brasileira de Odontologia, v. 75, de 2018, periódico associado da ABEC.

O trabalho busca avaliar o nível da evidência científica que liga as espécies de Candida com a doença periodontal (infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos de sustentação dos dentes). Para isso, buscaram nas bases eletrônicas PubMed, Scopus, Web of Science e Grey literature estudos avaliadores da associação entre a presença do microrganismo em pacientes sadios (hígidos) e com doença periodontal.

Dos 1.553 artigos encontrados, apenas quatro preencheram os requisitos pré-determinados para serem analisados. Destes, dois mostraram que pacientes com doença periodontal exibiram maior concentração de Candida em locais subgengivais, na comparação com pacientes saudáveis. Ou seja, é possível estabelecer essa associação, mas as autoras recomendam a elaboração de mais estudos caso-controle para um melhor resultado. 

O artigo completo pode ser lido http://bit.ly/39iOqJ4 ou pelo DOI: http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v75.2018.e1368.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil