sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Blog / A língua na identidade étnica do grupo indígena dos Xukuru de Ororubá

A língua na identidade étnica do grupo indígena dos Xukuru de Ororubá

Foto: Tiago Dezan/The Intercept
Foto: Tiago Dezan/The Intercept

A cultura de um povo envolve variados elementos. Além da língua, considera costumes, vestimentas, tradições, rituais, entre outros. Somente quem pertence a determinado grupo sabe, de fato, o valor que tudo isso tem. Apesar disso, o fortalecimento da etnicidade também envolve outros fatores – e isso precisa ser compreendido por quem passou por processos de perda de identidade.  

Neste contexto, a autora Solange Carvalho, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora da Faculdade Luso-Brasileira, produziu o artigo “O papel da língua no fortalecimento da identidade étnica dos Xukuru da Serra de Ororubá em Pesqueira-PE”, publicado na Revista Ciência & Trópico, v. 43, n. 2, de 2019, periódico associado da ABEC Brasil.

O estudo observa o grupo indígena dos Xukuru da Serra de Ororubá, localizada no município de Pesqueira, em Pernambuco. Envolve diferentes áreas do saber para compreender o processo de fortalecimento de sua etnicidade, que passa pela resistência ao fim de sua língua ancestral (cuja busca por revitalização é uma ação contínua), e a exigência do reconhecimento de sua identidade em respeito aos seus rituais sagrados.

Os resultados mostram esse fortalecimento com a utilização de elementos diferentes, mas de mesmo valor cultural da língua. Ressalta a historiografia de lutas do povo e de insucessos frente à tentativa diária de aplicação da política de integralidade, cujo objetivo é enfraquecer a etinicidade indígena, ao considerá-los brasileiros, resultando num processo de invisibilização de seu grupo.

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/2Q2A7AA ou pelo DOI: https://doi.org/10.33148/Cetropicov43n2(2019)art.6.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Doação renal cruzada internacional salva vidas em Portugal

          A doação renal cruzada é uma estratégia promissora para aumentar o acesso ao transplante ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil