sábado , 15 de agosto de 2020
Home / Blog / Competências do secretário executivo na gestão da universidade pública

Competências do secretário executivo na gestão da universidade pública

A vaga de secretariado executivo requer habilidades específicas, pois é considerado um cargo importante para a gestão de um negócio. Entre suas responsabilidades, podemos elencar a redação de documentos, organização de arquivos, participação em reuniões, atendimento de clientes e fornecedores e até mesmo auxílio na tomada de decisões gerenciais da instituição.

Posto isso, os autores Raul Vitor Oliveira Paes, Mônica de Souza Figueiredo, Jorge Fernando Negrão de Lemos e Mariana Antunes Oliveira elaboraram o artigo “Panorama da atuação do profissional de secretariado executivo na Universidade Federal do Pará através da gestão por competências”, publicado na Revista de Gestão e Secretariado (GeSec), v. 10, n. 3, de setembro-dezembro de 2019, periódico associado da ABEC Brasil.

O estudo busca avaliar o cenário do cargo de secretário executivo (SE) da Universidade Federal do Pará (UFPA), no contexto dos profissionais e competências organizacionais do seu meio, abordando a gestão universitária pública. Para isso, realizaram um levantamento baseado em 31 questionários respondidos, com questões sobre atribuições do SE desenvolvidas na UFPA. 

Os resultados apontam para uma distribuição desproporcional dos secretários executivos na UFPA, mesmo que adequada à sua estrutura organizacional, bem como o predomínio das competências técnicas na comparação às gerenciais. Apontam também aptidões para delegar tarefas, fluxo de processos, atualização de informações e dados, negociação, análise de documentos, entre outras.

O texto completo pode ser lido em https://bit.ly/3dCXpGf ou pelo DOI: http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v10i3.1034.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

3575267

O estudo como processo de desenvolvimento psíquico

“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. A frase do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil