quarta-feira , 24 de abril de 2024
Home / Blog / Os Princípios de Hong Kong e a integridade na pesquisa científica

Os Princípios de Hong Kong e a integridade na pesquisa científica

As tarefas e participantes envolvidos nos processos de pesquisa científica são trabalhosos e precisam de muita dedicação. E para que tal conhecimento possa beneficiar a sociedade de uma maneira geral, as etapas precisam ser rigorosas e transparentes. A revisão por pares, por exemplo, é uma das maneiras de mostrar que o estudo é, de fato, confiável.

Neste contexto, os autores David Moher, Lex Bouter, Sabine Kleinert, Paul Glasziou, Mai Har Sham, Virginia Barbour, Anne-Marie Coriat, Nicole Foeger e Ulrich Dirnagl elaboraram o artigo “The Hong Kong Principles for assessing researchers: Fostering research integrity” (“Os Princípios de Hong Kong para avaliação de pesquisadores: Promovendo a integridade da pesquisa”, na tradução literal), publicado na revista Plos Biology, de julho de 2020.

O estudo mostra o desenvolvimento dos Princípios de Hong Kong (HKPs), parte da 6ª Conferência Mundial sobre Integridade da Pesquisa. O objetivo foi mostrar a necessidade de impulsionar o aprimoramento da pesquisa, certificando que os pesquisadores possam ser reconhecidos e recompensados ao utilizar comportamentos de fortalecimento da integridade científica.

Foram cinco princípios apresentados: práticas de pesquisa responsáveis; relatórios transparentes; ciência aberta; valorização da diversidade de tipos de pesquisa; e reconhecimento de todas as contribuições à pesquisa e à atividade acadêmica. E para cada um deles, apresentado uma justificativa para sua inclusão e exemplos de onde estão sendo aplicados.

O artigo pode ser lido, em inglês, em https://bit.ly/39pyxkt ou pelo DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000737.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil