sexta-feira , 22 de janeiro de 2021
Home / Todas as Notícias / Acontece / Abec apóia manifesto para exigir vacinação contra Covid 19

Abec apóia manifesto para exigir vacinação contra Covid 19

Há um ano, ouvíamos falar dos primeiros sinais da Covid-19 surgindo na China. Poucos meses depois, o mundo todo já estava tomado pelo vírus e por uma grave crise humanitária, que evidenciou a fragilidade dos que vivem em situação de rua, vulnerabilidade e baixa renda.

Diante disso, a Abec decidiu subscrever-se ao movimento “Vacinação Já”, articulado pela Associação dos Advogados do Brasil (OAB) e Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC).

Sem plano de vacinação, o Brasil não demonstra compromisso de compras dos insumos básicos necessários para a imunização contra o vírus. Enquanto isso, o Instituto Butantan e a Fundação Fiocruz se somaram aos esforços de China e Inglaterra para salvar vidas. Porém, na contramão, a Anvisa impõe  condições inaceitáveis para a liberação da produção de vacinas.

O veto aos gastos especiais para compra de imunizantes, movido pelo viés ideológico do ajuste fiscal é insustentável, visto que os gastos com hospitais, com UTIs, remédios, a economia paralisada e a perda de vidas humanas resulta em um prejuízo ainda maior.

8f22c489-8c1d-4942-8d6d-3c5ccc2fa394

Há vacinas disponíveis no mercado, porém, o governo brasileiro não possui plano de imunização, nem fez os acordos de compras que possam cobrir a população. Além disso, coloca em dúvida a eficácia das vacinas e propõe medidas protelatórias que, se cumpridas, impedirão a imunização no Brasil ainda este ano.

São importantes as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) de liberar a aquisição de vacinas disponíveis pelos governos estaduais, e, ao mesmo tempo, de que a Anvisa não pode dificultar a homologação das vacinas, seguindo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Portanto, vemos como necessário derrubar o veto e usar todas as instâncias e poderes para que se reverta essa decisão absurda do Governo Federal, que atenta contra a saúde pública e contra a vida.

Assim, diversas entidades, bem como a Abec, defendem a “Vacinação Já”, que significa defender a vida, a justiça social, o Direito Sanitário, a Democracia e o Estado de Direito.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Marcio Zeppelini

Diretor executivo da Zeppelini Editorial avalia impactos da COVID-19 na produção científica em 2020

  Com a pandemia da COVID-19, o mundo se tornou ainda mais digital. Como indicativo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil