sexta-feira , 26 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Webinar SciELO sobre preprints levanta reflexão sobre ciência aberta no Brasil

Webinar SciELO sobre preprints levanta reflexão sobre ciência aberta no Brasil

Na última quarta-feira (07), das 16h às 18h, foi realizado o webinar SciELO Preprints: estado atual, desafios e perspectivas, segundo evento do ano organizado pela ABEC Brasil. A iniciativa é voltada a todos que atuam na editoria científica

Para iniciar o evento, o palestrante Alex Mendonça, que é Programador Visual e Coordenador de Submissão On-line e Preprints do SciELO, lançou uma enquete com a pergunta “A política editorial do seu periódico inclui um posicionamento em relação à submissão de manuscritos disponibilizados previamente em um servidor de preprints?” A resposta com maior número de votos foi “Não, mas temos interesse e ainda não sabemos quando isso será feito”.

“Hoje faz exatamente um ano que nós lançamos o SciELO Preprints, então, é uma data muito especial pra gente. Este servidor foi o primeiro do Brasil a fornecer essa infraestrutura para pesquisa brasileira, para ter uma opção de depósito de manuscritos em formato preprint”, comentou Alex.

O palestrante traçou um panorama sobre o que são preprints, como sua adoção causa impacto nos periódicos, a abordagem do SciELO com os preprints, estatísticas da instituição sobre o tema, como os preprints estão sendo usados na pandemia da Covid-19 e quais oportunidades e desafios surgiram ao trabalhar com preprints. Segundo Alex, os preprints estão ganhando uma atenção maior ultimamente, o que se deve tanto à pandemia quanto críticas ao sistema de avaliação por pares e o crescimento da ciência aberta no Brasil.

“Os preprints não vem para combater a avaliação por pares. Ela é muito importante e tem seu valor apesar das falhas e críticas que possui. Além disso, os preprints se beneficiam do movimento da ciência aberta, que vem ganhando atenção maior nos últimos tempos, alguns dizem ser a forma correta de fazer ciência”.

Ao longo do evento, também foi abordada a forma como o SciELO desenvolveu uma evolução conceitual no decorrer dos anos. Começando em 1997 com a Coleção Núcleo até 2013, chegando ao Online Digital Modus e, finalmente, à Ciência Aberta, em 2018. “É uma evolução natural do programa SciELO, que tem, dentre seus muitos objetivos, melhorar os periódicos e a ciência brasileira. A gente observa que existe um movimento de ciência aberta crescente na comunicação científica, então, faz sentido que os periódicos indexados no SciELO sejam aderidos a esse modo de fazer ciência”.

De acordo com a Alex, o SciELO vê os preprints como aliados, sem receio de que estes substituam os periódicos, mas, sim, se complementem. Além disso, tem como grande desafio as assimetrias entre disciplinas, o que faz com que algo que funcione para uma, não seja eficiente para outra. Diante disso, levantou o questionamento sobre como a ciência aberta funciona para a disciplina dos espectadores. “Não existe solução mágica para todos. É importante pensar em como você pode usar o preprint para a sua área”, explicou.

Ao final, o palestrante respondeu perguntas enviadas pelo público, como a importância dos preprints para o público leigo e como a importação de um padrão mercantil de publicação pode favorecer as revistas brasileiras que operam sem a estrutura logística e financeira dos grandes conglomerados editoriais, entre outras.

Para conferir a palestra completa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=_YOH8At0Bg8

Confira abaixo os próximos eventos da ABEC Brasil.

webinar scielo

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil