quarta-feira , 22 de setembro de 2021
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Programa ABEC Educação

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PROGRAMA ABEC EDUCAÇÃO

A ABEC Brasil tem como interesse “desenvolver e aprimorar a publicação de periódicos técnicos-científicos; aperfeiçoar a comunicação e divulgação de informações; manter o intercâmbio de ideias, o debate de problemas e a defesa dos interesses comuns”. 

Em seu estatuto, consta no Artigo 3º – A ABEC BRASIL tem por finalidades: “IV. Promover congressos, conferências, seminários, encontros e cursos no seu âmbito de atuação”Portanto, é papel da ABEC capacitar os editores científicos para que executem, com excelência, a missão de divulgar à sociedade os avanços das pesquisas científicas brasileiras, em todas as áreas do conhecimento.

Em consulta realizada no sistema eletrônico e-mec, identificamos os cursos de graduação e pós-graduação disponíveis no mercado para a formação de editores. Os cursos de Editoração e Produção Editorial, tanto de graduação como de pós-graduação identificados, visam capacitar editores para trabalhar, dentre outros, em livros, revistas e periódicos em plataformas impressas e eletrônicas, sem apresentarem foco na editoração científica. 

Portanto, a ABEC se propõe a suprir essa lacuna do mercado educacional brasileiro, com a criação de uma CERTIFICAÇÃO específica para a formação de editores científicos.

COMITÊ ABEC EDUCAÇÃO

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Instituído em 2020 com o objetivo de desenvolvimento do Programa ABEC Educação e de seus cursos, o Comitê ABEC Educação é formado por membros da Diretoria e do Conselho Deliberativo da Associação.

Ana Marlene Freitas de Morais
IAE/DCTA, São José dos Campos, SP
Edna Frasson de Souza Montero (Coordenadora)
USP, São Paulo, SP
Eli Lopes da Silva
SENAC, Florianópolis, SC
Elisabete Werlang
Pesquisadora Autônoma, Florianópolis, SC
Ilda Fontes
FGV-EAESP, São Paulo, SP
Sigmar de Mello Rode
ICT/Unesp, São José dos Campos, SP
Silvia Regina Galleti 
Instituto Biológico, São Paulo, SP

AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM (AVEA) 

O Comitê elegeu como ambiente para seus cursos em EaD, a plataforma Moodle, principalmente pela quantidade e qualidade de recursos que ela oferece.

FORMAÇÃO DO EDITOR CIENTÍFICO

O Programa ABEC Educação prevê a formação do Editor Científico. Como proposta inicial está prevista a Certificação ABEC de Editor Científico composta por certificados intermediários que estão em desenvolvimento.

Curso 1: Certificado ABEC de Avaliador de Artigo Científico (em oferta).

Curso 2: Certificação ABEC em Indexadores para Periódicos Científicos (em desenvolvimento).

Outros três cursos estão em análise pelo Comitê ABEC Educação.

CURSO 1 – AVALIADOR DE ARTIGO CIENTÍFICO

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A qualidade do conteúdo publicado por periódicos científicos é amparada pela avaliação por pares. Professores e pesquisadores desempenham essa atividade geralmente sem receber formação específica, com a experiência da prática acadêmica e dos pareceres recebidos em seus próprios trabalhos como autores.

É nesse contexto que a ABEC Brasil desenvolveu esse primeiro curso, para formar avaliadores de artigos científicos capazes de contribuir com editores e autores, compreendendo o seu papel de avaliador como parte integrante do fluxo da comunicação científica.

Trata-se de um curso com duração de 60 horas aula, categorizado como curso livre a distância, ou seja, um tipo de curso que visa tanto à formação inicial, quanto à atualização ou ao aperfeiçoamento e que pode ser ofertado por associações como a ABEC Brasil.

O Curso de Avaliador de Artigo Científico, oferecido on-line pelo Programa ABEC Educação, é destinado a profissionais atuantes ou que tenham interesse de atuar como avaliador de artigo de periódico científico, ou, ainda, profissionais envolvidos com editoria científica. 

Não são exigidos comprovação de diplomas em níveis de graduação ou pós-graduação, inclusive por ser uma área em que atuam, predominantemente, pesquisadores com alto grau de formação superior, reconhecidos por sua robusta produção científica e por seu notório saber em sua área de pesquisa.

Curso elaborado por especialistas brasileiros com titulação, conhecimento e larga experiência na comunicação científica. Revisado e aprovado pelo Comitê ABEC Educação, ele é composto por cinco disciplinas com carga horária total de 60 horas mais Laboratório de Avaliação por pares como atividade meta-avaliativa para a sua conclusão.

Matriz curricular

Matriz_CurricularUm dos diferenciais da proposta pedagógica do curso é o Laboratório de Avaliação por Pares. Após o estudante finalizar as cinco disciplinas do curso, ele realiza a avaliação de um artigo e em seguida escolhe um período para participar de uma atividade coletiva, meta-avaliativa, onde terá a oportunidade de receber feedback de sua avaliação, assim como deverá fazer a avaliação de seus pares no curso.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS

Considerando que possivelmente a maior dificuldade de realização de estudos na modalidade a distância seja o planejamento, visto que, não havendo encontros presenciais que determinam um horário e um local para estudos, torna-se importante apresentar uma proposta de organização dos estudos. 

Com base em uma carga horária de cinco horas semanais, que o cursista pode organizar à sua maneira, levará em torno de 13 semanas para concluir o curso.

O curso é realizado na modalidade de Ensino a Distância (EaD), em formato assíncrono, ou seja, o estudante não tem um horário e local de encontro com tutores e professores. Dessa forma, ele realiza o curso em seu tempo. O cursista tem o prazo de 180 dias para finalizar o curso.

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

O curso tem dois critérios para a aprovação: 1) avaliação da aprendizagem; 2) a participação. 

Para receber o certificado de Avaliador de artigo científico, o aluno deve cumprir o mínimo de 75% de participação no curso e 70 pontos dos 100 totais das atividades de avaliação da aprendizagem.

avaliação da aprendizagem compreende o total das notas obtidas nas atividades somativas das disciplinas, mais o Laboratório de Avaliação por Pares.

A participação é composta de: a) leitura dos livros didáticos; b) atividades de reflexão e; c) atividades de fixação.

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