quarta-feira , 24 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Publishing Trends realiza diversas apresentações com o tema central: Ciência Aberta

Publishing Trends realiza diversas apresentações com o tema central: Ciência Aberta

publishing trendsNa última sexta-feira, 07, foi realizado o Publishing Trends, dentro da programação do ABEC Meeting 2022. O objetivo do encontro foi construir uma visão mais ampla da Ciência Aberta entre editores científicos, cujo protagonismo na promoção do Acesso Aberto traz importantes contribuições para se elaborar um novo ecossistema de comunicação da ciência, capaz de dialogar e incluir públicos não especializados e atender demandas regionais.

O evento teve início às 09h, com a solenidade de abertura. Sigmar de Mello Rode, Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil), foi o primeiro a falar. Sigmar citou as tendências na ciência aberta e editoração e aproveitou a ocasião para discorrer sobre o momento de sua gestão. “Nesta gestão, conseguimos nosso maior feito: fazer o ensino à distância para capacitação dos editores científicos. Conseguimos lançar dois cursos, o de Avaliadores por pares e o Curso de Indexadores, e estamos em fase final de elaboração de mais dois cursos. Obrigado a vocês todos pela presença hoje”, disse.

Depois, Juan Pablo Alperín, Simon Fraser University, PKP, agradeceu imensamente o convite para participar do evento e ainda tratou sobre outros assuntos importantes. “Acho que nós precisamos realmente ter uma visão de que temos que discutir sobre o acesso aberto. Pensar que a ciência aberta é algo que nós trabalhamos junto com a sociedade”, acrescentou.

Nicolas Duncan, European Association of Science Editors, também participou da solenidade de abertura e apresentou aos participantes a Associação Europeia de Editores Científicos. “A missão da Ease: promoção de vários papéis editores, editor-chefe, editor geral, gestores; programas de pesquisa e colaboração ao redor do mundo”, disse.

Finalizando, Lucía Bernal, Associación Latinoamericana de Editores Científicos, também falou sobre o trabalho desta Associação. “Também queremos aumentar o valor dos editores, e no que se diz respeito, nós temos muitos espaços no qual nós trabalhamos. O objetivo é agrupar pessoas e instituições com interesse na área”, terminou.

Com o fim da solenidade, deu-se início à primeira Conferência Magna, com Fernanda Beigel, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, que teve como tema principal “Rumo à ciência aberta e seu impacto na América”. Logo em seguida, no Painel 1, participaram Eduardo Aguado-López, Amelica, Abel Packer, SciELO, e Carlos Henrique de Brito Cruz, Elsevier, apresentando o temal: “Modelos de acesso aberto e políticas de fomento”.

No período da tarde, ainda foram apresentados dois painéis. O Painel 2, teve como assunto central a “Sustentabilidade e financiamento” e contou com a participação de Rosario Rogel-Salazar, Universidad Autónoma del Estado de México, André Appel, IBICT; Unir, e Martín Nunez, University of Houston. Já o Painel 3, falou sobre “Acesso aberto: práticas que ampliam a democratização do conhecimento científico”, e contou com as palestrantes: Vanessa de Arruda Jorge, Fiocruz, Sabine Righetti, Labjor-Unicamp; Agência, Germana Barata, UNICAMP.

Para finalizar o evento, foi realizada a palestra “Rejeitando a Ciência aberta tecnocrática”, com Juan Pablo Alperín, Simon Fraser University, PKP. Em sua apresentação, Pablo falou sobre quatro elementos principais: abertura do conhecimento científico, infraestruturas abertas, interação com atores fora do mundo científico e diálogos com outras tradições epistemológicas.

O evento completo está disponível para acesso gratuito no canal do Youtube da ABEC Brasil, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=Wa_RSNdf4pU

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil