quarta-feira , 21 de fevereiro de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Revista Científica do CEVAP completa 28 anos de destaque internacional

Revista Científica do CEVAP completa 28 anos de destaque internacional

Há 28 anos foi lançada pelo Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da UNESP, a primeira revista científica exclusivamente digital do Brasil, o Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases (JVATiTD).

O periódico, de acesso aberto, dedicado a publicar artigos científicos sobre toxinologia, animais venenosos e doenças tropicais, desde 1995 é referência em conteúdo para pesquisadores de todo o mundo. Foi neste ano que o material começou a ser distribuído em disquetes, para mais de 1500 pesquisadores, em 68 países.

“Vimos que precisávamos ter um veículo de divulgação do CEVAP, que iniciou seus trabalhos em 1993 e também que não existia no Brasil, naquele momento, uma revista que falasse sobre a área de toxinas. Ou seja, era uma lacuna que fizemos questão de preencher”, lembra o professor Benedito Barraviera, editor emérito e criador da Revista.

Já em 1998, a JVAT se tornou a primeira revista a integrar a base de dados da Sciello, plataforma internacional de publicações científicas. “O objetivo da revista sempre foi ser suporte para a sociedade científica com aquilo que o Brasil já produzia sobre morfologia, fisiologia, bioquímica e diversas outras disciplinas”, afirma o atual editor chefe da Revista, Rui Seabra Ferreira Jr.

Com o passar dos anos, outros importantes marcos foram registrados pela revista unespiana. Em 2003, foram incluídos informações e estudos acerca das doenças tropicais em seu escopo e, em 2006, o JVAT passou a compor dados internacionais da Web of Science, da Clarivate Analytics, e também da Scopus da Elsevier.

Em 2013, houve a indexação do JVAT na base de dados do Pubmed, Pubmed Central, e Europe Pubmed Central. Dois anos depois, a revista brasileira já alcançava Fator de Impacto 0.8. Quatro anos depois, esse valor chegou a 2.93, além dos 3.7 na Cite Score.

O prognóstico para os próximos anos é de mais crescimento, segundo Seabra Jr. “Sinto-me orgulhoso pelo trabalho realizado em quase 30 anos. Isso se deve a política editorial, que faz a comunidade cientifica reconhecer como um dos maiores fornecedores desse tipo de conteúdo. Acreditamos que a JVAT será cada vez mais procurada, em razão do Brasil ser um país de destaque na produção cientifica mundial”, finalizou o editor chefe Rui Seabra Ferreira Jr.

Para Barraviera, o Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases (JVATiTD) terá vida longa dentro da ciência brasileira e internacional.

“Estou muito feliz em ver que o trabalho se solidificou e se consagrou internacionalmente. Temos nossa revista presente em todos os indexadores mundiais e mais da metade dos artigos publicados são de pesquisadores estrangeiros. Temos um editor engajado, que é o Rui Seabra, alunos e funcionários aplicados, e por isso tenho certeza que a revista terá vida longa”, finalizou Barraviera.

Em 2023, o JVATiTD se posiciona como uma das principais revistas na área de Animal Science e também das Doenças Tropicais. Conheça um pouco desta história em https://youtu.be/l0em5ZotmvU

Todos os conteúdos da Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases (JVATiTD) podem ser acessados através do https://jvat.org.br/.

 

Sobre Leandro Rocha

Veja também

WhatsApp Image 2024-01-09 at 18.03.21

Candidatos ao Conselho Fiscal validados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil