terça-feira , 16 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Revista ‘Nature’ elenca regras sobre uso de robôs visando garantir transparência no meio científico

Revista ‘Nature’ elenca regras sobre uso de robôs visando garantir transparência no meio científico

Na última terça-feira (24), em um editorial, a revista “Nature”, uma das mais conceituadas no meio científico, apresentou regras para o uso de sistemas de inteligência artificial (IA) na construção de pesquisas, artigos e outros materiais científicos. A decisão veio após a popularização do “ChatGPT”, robô que, em segundos, consegue elaborar um texto fluente e que parece ter sido escrito por uma pessoa.

A revista afirmou que “ferramentas como o ChatGPT ameaçam a ciência transparente” e estabeleceu duas regras básicas para o uso ético dos robôs em trabalhos a serem publicados pela revista:

– Nenhum sistema será aceito como autor de um trabalho de pesquisa: ferramentas de inteligência artificial não podem assumir a responsabilidade sobre um estudo;

– Caso sistemas de IA sejam usados em trabalhos de pesquisa, isso precisa estar documentado: a informação deve constar na metodologia ou nos agradecimentos, por exemplo.

De acordo com a Nature, vários pré-prints (versão ainda não revisada) e artigos publicados já creditaram a autoria ao ChatGPT.

Na comunidade científica, a preocupação é que estudantes e cientistas usem robôs como o ChatGPT para escrever textos como se fossem seus, o que, segundo a Nature, poderia acarretar em trabalhos que não sejam confiáveis.

“À medida que os pesquisadores mergulham no admirável mundo novo dos chatbots avançados de IA, os editores precisam reconhecer seus usos legítimos e estabelecer diretrizes claras para evitar abusos”, disse a Nature.

É possível saber se um texto científico foi gerado por IA?

A resposta da Nature é: talvez. Isso porque, para gerar a informação, o ChatGPT usa uma infinidade de textos disponíveis na internet e, com isso, pode reproduzir um padrão.

No caso de textos científicos, uma inspeção cuidadosa em palavras e termos da área poderia detectar o uso do robô na escrita da pesquisa. Além disso, ele ainda não consegue fazer citação de fontes, essenciais na construção de um artigo científico.

“Em última análise, a pesquisa deve ter transparência nos métodos e integridade e veracidade dos autores. Essa é, afinal, a base de que a ciência depende para avançar”, disse a revista.

Além da Nature, a tendência é que outras revistas científicas adotem regras semelhantes para o uso do ChatGPT.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil