sábado , 24 de fevereiro de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / CAPES lança programa estratégico internacional

CAPES lança programa estratégico internacional

A CAPES publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 05, a Portaria nº 104/2023, que regulamenta o Programa de Apoio a Ações Estratégicas Internacionais (PAE-Int). A iniciativa selecionará projetos de pesquisadores de instituições públicas e privadas de ensino superior e pesquisa. As propostas – uma por semestre –  devem ser apresentadas pela internet, no sistema de inscrição da Agência, a partir de julho.

Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, explica que  “com esse Programa a CAPES dá mais um importante passo para estruturar uma internacionalização que realmente atenda o conjunto das instituições de ensino e pesquisa, de forma igualitária e olhando para todas as regiões do País”.

Os recursos serão investidos em projetos de pesquisa, bolsas individuais no Brasil e no exterior, auxílio para participação em eventos em outros países e missões de trabalho. “Com o PAE-Int temos a possibilidade de atender solicitações, no âmbito da internacionalização, garantindo espaços estratégicos que demandam ações imediatas para o desenvolvimento da pós-graduação”, afirma Rui Oppermann, diretor de Relações Internacionais da CAPES.

PAE-Int atuará em três linhas: demanda estratégica, que financiará propostas em áreas prioritárias para a CAPES, ajuda emergencial, para permitir a continuação de pesquisas paralisadas em função de desastres naturais ou em casos que fujam do controle do pesquisador, e demanda induzida, para apoiar ações em áreas da pós-graduação e pesquisa ainda incipientes, iniciativas para reduzir as desigualdades regionais e projetos que subsidiem a formulação de políticas da CAPES.

*com informações CGCOM/CAPES

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Banner Site ABEC

ABEC Brasil lança curso EaD sobre plágio em textos científicos

 Curso é voltado a editores, avaliadores, autores, professores e toda a comunidade científica e tem ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil