segunda-feira , 23 de outubro de 2017
Home / Todas as Notícias / Acontece / Portal de escrita científica já foi acessado em mais de 100 países

Portal de escrita científica já foi acessado em mais de 100 países

Reunir em um só poescritacientificartal materiais e informações atualizadas relevantes para a escrita científica e servir como um repositório para orientar alunos e pesquisadores interessados em aperfeiçoar suas habilidades na área. Esse é o objetivo do Portal da Escrita Científica do campus USP de São Carlos, uma iniciativa de docentes e colaboradores das bibliotecas de todas as unidades do campus, que completa cinco anos de existência.

Segundo o professor Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e presidente atual da Comissão do portal, o repositório “tem se tornado indispensável para os alunos e pesquisadores porque reúne, em uma mesma plataforma, tudo o que se tem de escrita científica na USP e no Brasil, qualquer material, conteúdo, notícia e evento. Quem acompanha o Portal da Escrita Científica tem ali um tesouro não só na quantidade, mas na qualidade, uma vez que é dirigido para quem quer entender um pouco melhor a comunicação científica”.

Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos – Foto: Instituto Brasileiro de Geografia Estatística
O portal reúne materiais informativos e didáticos relativos ao agendamento de cursos, cursos on-line, videoaulas, workshops, tutoriais, disciplinas, redirecionamento para outros sites dinâmicos de pesquisadores da área, além de ferramentas computacionais. Essas últimas contribuem para o auxílio à escrita em inglês, considerando a estrutura e o conteúdo do artigo; exames de proficiência em inglês acadêmico e diagnóstico, pelo qual o sistema verifica se o texto está bem estruturado. O trabalho de pesquisa e desenvolvimento dessas ferramentas, liderado pela professora Sandra Maria Aluísio, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), é pioneiro em todo o mundo. A parte técnica do portal foi desenvolvida pelo Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos (CeTI-SC) com a colaboração especial de Rogério Toshiaki Kondo.

As estatísticas de acesso ao portal são bastante significativas: já foram contabilizadas mais de 343 mil visitas, oriundas de 118 países, principalmente os de língua portuguesa, além dos Estados Unidos (terceiro, em número de acessos, atrás de Brasil e Portugal, respectivamente). As visitas mensais já atingiram mais de 86 mil e as diárias giram em torno de 1,2 mil. Esses dados podem ser acessados aqui.

O professor José Marcos Alves, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e entusiasta do portal, destaca que ele nasceu em 2012 como consequência de três eventos: Ferramentas de Suporte à Escrita Científica em Língua Inglesa (2010), 1ª Semana da Escrita Científica do IFSC (2010) e Proficiência em Língua Inglesa para a Carreira Científica (2011). “A importância da escrita científica para uma universidade de pesquisa como a USP e esses eventos representaram uma grande motivação para se criar o portal envolvendo todas as unidades e a Prefeitura do campus de São Carlos. A comunidade tem muito que se orgulhar do sucesso do único Portal de Escrita Científica da USP.”

Publicado originalmente em: http://jornal.usp.br/universidade/extensao/portal-de-escrita-cientifica-ja-foi-acessado-em-mais-de-100-paises/

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC meeting 2017_01082017

Inscrições para o Prêmio Editor do Futuro se encerram na próxima segunda-feira, 2 outubro

Uma das principais atrações da edição deste ano do ABEC Meeting, promovido pela Associação Brasileira ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil