terça-feira , 16 de outubro de 2018
Home / Todas as Notícias / Acontece / Meeting 2018 terá palestra sobre importância do Fator de Impacto com vice-presidente da ABEC, Ricardo Antunes Azevedo

Meeting 2018 terá palestra sobre importância do Fator de Impacto com vice-presidente da ABEC, Ricardo Antunes Azevedo

Ricardo_A_AzevedoO ABEC Meeting segue com as inscrições a todo o vapor. E dentre as diversas opções de palestras, minicursos e atrações disponibilizadas aos interessados, algumas podem ser destacadas. É o caso da oficina “Fator de Impacto: Promovendo erro zero nas métricas de seu periódico”, ministrada pelo doutor Ricardo Antunes Azevedo, professor Titular da Universidade de São Paulo e vice-presidente da ABEC.

Segundo Azevedo, quem participar da oficina vai aprender como proceder para solicitar a correção de citações erradas na plataforma Web of Science. “Também darei dicas sobre outras plataformas e outras ferramentas como o Alerta de Citações, que podem e devem ser usadas pelos editores”, conta.

Ele ressalta a importância do Fator de Impacto (FI) nas publicações, e também suas vantagens, que serão ilustradas com exemplos práticos. “É comum que autores cometam erros ao preparar a lista de referências dos artigos e isso acaba influenciando no cálculo do FI. E a correção destas citações não só é boa para os periódicos que não perdem no cálculo do Fator, mas para os autores e, acima de tudo, contribuirmos para manter as informações nas bases de literatura corretas”, pontua.

Além disso, Azevedo vai comandar a apresentação “Time to show off your journal”, onde serão ouvidos os depoimentos de 12 editores de periódicos brasileiros bem estabelecidos, de diversas áreas, sobre os pontos de relevância de suas revistas. “Eles terão 5 minutos para destacar um ou outro aspecto que foi essencial, relevante e importante para o seu periódico. Ou seja, o que a levou a outro patamar de qualidade e eficiência. A ideia é que os exemplos sirvam de referência a quem participar do ABEC Meeting 2018”, diz.

Papel da entidade
O vice-presidente destaca o papel da ABEC no cenário editorial, o qual considera “único”. “Desde quando participei do meu 1º ABEC Meeting, percebi a relevância do evento e a sede por informação dos editores, bibliotecários, publishers etc. Minha experiência era toda no exterior, uma realidade muito diferente da enorme maioria dos editores aqui no Brasil. Hoje, cerca de 7 anos depois, vejo o impacto positivo da ABEC e de seus eventos para os periódicos brasileiros”, afirma.

Ele, inclusive, se diz animado para o encontro e as novidades que serão apresentadas. “Hoje as mudanças são muito rápidas e temos que acompanhar tudo para atender e compartilhar com nossos colegas. Exemplo disso é a própria plataforma WoS, que mudou em alguns aspectos. Para isso, estamos fazendo uma nova oficina para todos”, conta.

Por fim, Azevedo acrescenta mais motivos para prestigiar o evento. “Nada como trocar experiências e papear a respeito das estratégias que cada um encontrou para seu periódico. Muitas vezes o que funciona para um periódico pode ou não funcionar para outro. Portanto, não consigo imaginar um editor/responsável por um periódico aqui do Brasil não participar do encontro”, finaliza.

ABEC Meeting 2018
O ABEC Meeting será realizado entre os dias 11 e 14 de setembro, no Auditório do CDI, da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, com o tema Future Scenarios for Scientific Publishing. O primeiro lote com desconto das inscrições pode ser feito até o dia 3 de agosto. As vagas são limitadas.

A programação completa e outros detalhes do evento estão disponíveis no site https://goo.gl/wuEJeC.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

DSC_0432

ABEC Meeting 2018 reuniu editores das 5 regiões do Brasil para discutir o futuro dos periódicos científicos

Durante quatro dias de evento, com uma programação que incluiu minicursos e palestras que abordaram ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil