terça-feira , 19 de março de 2019
Home / Blog / Estudo avalia a instituição da audiência de custódia no sistema normativo brasileiro

Estudo avalia a instituição da audiência de custódia no sistema normativo brasileiro

Closeup of gavel judgement conceptA audiência de custódia é um instrumento processual onde todo preso em flagrante deve ser encaminhado à presença de uma autoridade judicial no prazo de 24 horas, para que seja avaliado seu caso, sua legalidade e manutenção da prisão. Sua implantação no sistema normativo brasileiro é tema de muitos debates, críticas e polêmicas.

Tendo isto em mente, o autor Antônio José Barbosa Neto elaborou o artigo “Audiência de custódia: breves reflexões acerca do instituto e a sua conformação com o ordenamento jurídico pátrio”, publicado na Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Campos, v. 1, n. 1, de 2017, periódico associado da ABEC.

O trabalho ressalta a relevância do aspecto hermenêutico (onde se estuda o sentido e o alcance das normas e textos jurídicos) na nacionalização dos tratados internacionais de proteção dos direitos humanos, a finalidade e a implantação da audiência de custódia no ordenamento jurídico interno, bem como apresentar o papel do delegado de polícia na sistemática processual penal brasileira.

O autor conclui que o sistema de garantias fundamentais do ordenamento jurídico do Brasil está em perfeita harmonia com a sistematização mundial de proteção de direitos humanos e que os atos administrativos editados pelos tribunais de justiça para implantar a audiência de custódia foram inconstitucionais. Além disso, afirma que o argumento de que a instituição de tal audiência implicará na diminuição da superlotação carcerária brasileira é falso.

Por fim, garante que o delegado de polícia possui todas as competências necessárias para exercer o papel de autoridade da lei nas funções jurídicas que dizem respeito ao direito do preso em uma audiência de custódia.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Doctors record patient data

Estudo verifica eficácia de triagens de transtornos mentais na população

Atualmente, existem alguns instrumentos de triagem para detectar transtornos mentais específicos. Alguns deles, por exemplo, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil