quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Presidente da ABEC Brasil discursa em lançamento de portal do MCTIC

Presidente da ABEC Brasil discursa em lançamento de portal do MCTIC

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) anunciou oficialmente, na tarde de ontem, 20, o lançamento do Portal MCTIC no Combate ao Covid-19. A novidade foi apresentada em coletiva de imprensa, transmitida também pela internet.

O evento contou com discurso, em vídeo, do presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil), professor Sigmar Rode. Ele disse estar muito feliz pela oportunidade, ressaltou a importância do portal para a ciência e a pesquisa, principalmente na apresentação de soluções para a pandemia, e criticou situações ideológicas sem resultado.

“Nós, como editores científicos, temos uma grande angústia. Quando chega um trabalho extremamente importante e relevante, temos de passar por um processo editorial de avaliação por pares, que pode levar meses para ser disponibilizado para o público. Segurar uma informação de uma pesquisa sobre a Covid-19 e levar um ano para disponibilizá-lo à sociedade é um problema muito sério. Portanto, quando surge a oportunidade de disponibilizar os artigos em repositórios de preprints, como o EmeRI, que estamos lançando, todos ganham”, afirma.

Sigmar Rode explicou o funcionamento e os diferenciais do repositório e também agradeceu o professor Piotr Trezniak, Secretário-Geral da ABEC Brasil, e Bianca Amaro, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), pela contribuição no projeto. “Gostaria de ressaltar que esta ação que estamos fazendo também faz parte da ciência aberta na pesquisa, que está de acordo com o 4o Plano de Ação do Brasil para o Governo Aberto da CGU. O mundo nunca mais será o mesmo. E este portal vai ajudar a enfrentar este mundo novo”, finaliza.

A coletiva completa pode ser acessada no link: https://www.youtube.com/watch?v=yuBk1XGMxEo&feature=youtu.be

Para ajudar periódicos científicos durante pandemia do COVID-19, ABEC Brasil e Ibict lançam repositório de preprints
https://www.abecbrasil.org.br/novo/2020/04/abec-e-ibict-lancam-repositorio-de-preprints/

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil